O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que aproximadamente 50% das mortes por Covid-19 ocorridas em 2020 na verdade se deram por outros motivos que não a doença viral. Segundo declarado por ele, nesta segunda-feira (7), o suposto dado estaria num relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), que desmentiu tudo pouco depois.

“Primeira mão para vocês aqui. Não é meu, é do tal do Tribunal de Contas da União, questionando o número de óbitos no ano passado por Covid. O relatório final não é conclusivo, mas em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, Bolsonaro disse.

A declaração foi feita em frente ao Palácio da Alvorada, durante mais um de seus encontros com apoiadores, que reagiram à informação com alvoroço. “A gente já sabia!”, falaram. “O relatório saiu há uns dias, lógico que a imprensa não vai divulgar, mas nós vamos hoje à tarde”, o chefe do Executivo garantiu.

A divulgação, no entanto, nunca ocorreu. O TCU divulgou apenas um comunicado negando o que foi dito por Bolsonaro. “Não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro “, a Corte garantiu.

0 0 votos
Article Rating