A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) entregou na tarde desta sexta-feira (5) ao presidente Jair Bolsonaro a lista tríplice com sugestões de nomes para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O mandato da atual procuradora-geral, Raquel Dodge, termina em setembro. Tradicionalmente, a ANPR faz uma eleição entre os procuradores e encaminha os três nomes mais votados para o presidente da República, a quem cabe a palavra final.

Segundo informações do G1, Dodge não se candidatou à lista tríplice, mas disse que está “à disposição” de Bolsonaro para , recondução. O mandato dela começou em 2017 e acaba em setembro.

O presidente pode escolher um procurador fora da lista, se quiser. Na campanha eleitoral, no ano passado, Bolsonaro disse que não necessariamente indicaria para a PGR um nome entre os apontados pela ANPR.

A lista foi entregue a Bolsonaro pelo presidente da associação, Fábio Nóbrega. De acordo com o G1, ao deixar o Palácio do Planalto, Nóbrega disse aos jornalistas que o presidente não deu garantia de que acataria a sugestão da lista tríplice.

“O que ele [Bolsonaro] disse de maneira muito clara é que está pensando”, afirmou o presidente da ANPR. “E que sem pressa vai fazer a análise da lista”, completou.

Na eleição da ANPR, o subprocurador-geral Mário Bonsaglia recebeu 478 votos e foi o mais votado. Também compõem a lista tríplice Luiza Frischeisen, que obteve 423 votos, e Blaul Dallouol, que recebeu 422 votos.

0 0 votos
Article Rating