O presidente brasileiro Jair Bolsonaro vem fazendo de tudo para ter um encontro formal com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, mas a Casa Branca se mantém em silêncio, deixando o Executivo brasileiro apreensivo.

Segundo informações divulgadas pelo colunista Jamil Chade, a esperança é que a reunião entre os líderes aconteça durante a Cúpula das Américas, em Los Angeles, no dia 9 de junho. O Brasil teria feito uma consulta de maneira informal para promover esse encontro.

Biden já chegou a receber o embaixador brasileiro Nestor Foster Jr, mas os ataques mais recentes feitos por Bolsonaro contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o sistema eleitoral não soaram bem, fazendo com que o norte-americano hesitasse em tentar aproximação.

Ainda segundo a coluna de Chade, Joe Biden teme que ocorra um ruptura institucional no Brasil. Um alerta sobre o assunto já teria sido feito pelo chefe da CIA, quando esteve em Brasília, no último ano.

A liderança teria deixado claro que, se houvesse um golpe, a Casa Branca não hesitaria em condená-lo e isolar o Brasil perante o cenário internacional.

O modo como Bolsonaro demorou a reconhecer a eleição de Biden e não condenou a invasão do Capitólio também pesa a seu desfavor.

0 0 votos
Article Rating