Na manhã do domingo (1°) o presidente Jair Bolsonaro tem viagem marcada para Montevidéu; o mandatário brasileiro irá participar da posse do novo presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, que acontecerá na tarde do mesmo dia. Conforme agenda divulgada pela assessoria, a previsão é de que o presidente retorne a Brasília logo após a cerimônia, ou seja, no final do dia.
Lacalle Pou foi eleito pelo Partido Nacional, de centro-direita e encerra o ciclo de 15 anos de governo na coalizão de esquerda Frente Ampla, com dois mandatos de Tabaré Vázquez e um de Pepe Mujica.
Segundo destacou à imprensa o embaixador e secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas, Pedro Miguel da Costa e Silva, a posse de Lacalle Pou celebra uma nova era nas relações diplomáticas entre o Brasil e o Uruguai.
“Essa visita, além do caráter protocolar, tem um simbolismo que inaugura, inicia uma nova etapa da relação com o Uruguai. Ficou claro, com o contato dos presidentes e durante a visita do futuro chanceler a Brasília, uma grande sintonia”, avaliou Costa e Silva.
Ainda de acordo com o secretário, a expectativa do governo brasileiro é que o novo presidente do Uruguai realize uma mudança na postura internacional do país em temas políticos da América do Sul, a exemplo da crise da Venezuela.
Por fim, Pefdro Miguel Costa e Silva, revelou que Lacalle Pou deve visitar o Brasil em breve, ainda no primeiro semestre de 2020.
Cerimônia
A delegação brasileira participará de uma programação dividida em quatro solenidades. Participam também da posse os presidentes do Chile, Colômbia e Paraguai, os vice-presidentes da Costa Rica e Equador e outras autoridades da Argentina, Peru, Rei Filipe VI de Espanha, o ministro do Ambiente e transição Energética de Portugal e o Chanceler do México.
Sobre Lacalle Pou
Luis Lacalle Pou é advogado, casado e pai de três filhos. Ele assume o governo do país aos 46 anos de idade. Durante a adolescência, seu pai, Luis Alberto Lacalle, tornou-se presidente do Uruguai também pelo Partido Nacional para um mandato entre 1990 e 1995.
As denúncias de corrupção surgidas durante o mandato do pai não inviabilizaram a carreira política de Lacalle Pou, eleito deputado em 1999. Doze anos mais tarde, ele presidiu Câmara dos Deputados e se tornou um dos principais nomes da oposição ao governo Mujica.
Em 2014, Lacalle Pou se candidatou pela primeira vez à Presidência do Uruguai e chegou ao segundo turno, mas foi derrotado por Tabaré Vázquez. Nas eleições do ano passado, Lacalle Pou ficou atrás de Martínez no primeiro turno, mas costurou uma aliança com outros partidos e com os candidatos derrotados mais bem posicionados.