Na tarde desta terça-feira (18) o presidente Jair Bolsonaro empossou os novos ministros da Casa Civil, Walter Braga Netto, e da Cidadania, Onyx Lorenzoni. A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto.

Agora, Walter Braga Netto ocupa o lugar que era de Onyx na Casa Civil. Onyx, por sua vez, passa a gerir a pasta da Cidadania, antes comandada pelo deputado Osmar Terra (MDB-RS), que deixou o governo.

Através da posse de Braga Netto, um general da ativa do Exército, o presidente consolidou o processo de “militarização” do núcleo palaciano e com isso, todos os ministros com gabinete no Palácio do Planalto são militares. São eles: Casa Civil, com Walter Braga Netto (general do Exército); Secretaria de Governo, com Luiz Eduardo Ramos (general do Exército); GSI, com Augusto Heleno (general do Exército); e Secretaria-Geral, com Jorge Oliveira (major da Polícia Militar do Distrito Federal).

Durante a cerimônia, Lorenzoni citou ações que o governo executou desde janeiro do ano passado, a exemplo da aprovação da reforma da Previdência, a reestruturação dos ministérios (reduzidos de 29 para 22) e o envio ao Congresso do projeto para regulamentar mineração em terras indígenas.

Braga Netto, após assinar o termo de posse, agradeceu ao presidente pela missão de chefiar a Casa Civil. “Espero corresponder às expectativas do senhor [Bolsonaro] e dos demais integrantes da nação brasileira”, disse.

Braga Netto

O general é o primeiro militar a comandar um ministério com as atribuições da Casa Civil, desde 1981, quando o general Golbery do Couto e Silva deixou a chefia do Gabinete Civil no governo de João Figueiredo (1979-1985). General de quatro estrelas, Walter Braga Netto chegou ao posto máximo da carreira dentro do Exército. Ele é natural de Belo Horizonte (MG) e chefiava o Estado-Maior do Exército, um dos principais cargos da força.

Em 2018, Braga Netto foi interventor federal da segurança pública do Rio de Janeiro, missão confiada a ele pelo então presidente Michel Temer.

A Casa Civil coordena o andamento das ações dos ministérios, em uma espécie de centro de governo, ela também tem uma secretaria que trata da entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Onyx Lorenzoni

Deputado federal desde 2003, Onyx Lorenzoni  foi um dos principais nomes da campanha eleitoral de Jair Bolsonaro, e comandou a transição de governo em 2018, dando início a gestão do presidente como ministro da Casa Civil.

Agora, Lorenzoni assumiu a pasta responsável pela área social do governo. O Ministério da Cidadania é responsável em gerir os programas Bolsa Família e Criança Feliz. Ademais, fica na sua estrutura a Secretaria Especial de Esporte, que substituiu o extinto Ministério do Esporte.

0 0 votos
Article Rating