Na noite desta quinta-feira (16), o Brasil enfrenta a Colômbia, no Estádio Metropolitano de Barranquilla, às 21h, pela quinta rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2026.
Em busca de reabilitação na competição, após um empate e uma derrota – contra Venezuela e Uruguai -, a Seleção tem um tabu histórico pela frente. Não vence a Colômbia fora de casa desde o dia 7 de setembro de 2003, 20 anos atrás.
Por outro lado, a seleção brasileira nunca perdeu para o time colombiano nas eliminatórias. Nos últimos dois confrontos na casa dos adversários, dois empates.
Fernando Diniz, treinador interino da Seleção, armou o time com: Alisson, Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; André e Bruno Guimarães; Martinelli, Rodrygo, Vini e Raphinha.
Gabriel Jesus, se recuperando de lesão, não viajou com o time e se prepara para a partida contra a Argentina, no Maracanã, na próxima terça-feira (21). Neymar e Casemiro, pilares dos últimos ciclos da Seleção, estão fora da convocação por lesão. O goleiro Ederson, que chegou a ser convocado, também foi cortado por lesão.
Com 7 pontos, o Brasil ocupa a terceira colocação nas eliminatórias. Argentina lidera com 12 e o Uruguai, que derrotou o Brasil na última rodada, segue na segunda colocação, também com 7 pontos, mas vantagem nos critérios de desempate.
A partida entre Brasil e Colômbia terá transmissão da TV Globo, do SporTV, canal esportivo da Globo em sinal fechado, e no ge, que deve transmitir o confronto online.