De acordo com informações da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), metade das operadoras de turismo vendeu viagens para os meses de novembro e dezembro deste ano de 2020.
As operadoras são empresas responsáveis pela montagem de pacotes e programas de viagens, que são comercializados pelas agências de turismo. Os membros da associação representam cerca de 90% dos roteiros de lazer vendidos no território brasileiro.
Segundo a Braztoa, o setor passa por uma retomada gradual e lenta, após ter sido significativamente afetado, desde março deste ano, com a chegada do novo coronavírus (Covid-19) que exige algumas medidas severas, sendo a principal delas o distanciamento social.
Em abril, 54% das operadoras não realizaram nenhuma venda. Já em agosto, o percentual foi de 21%.
Mesmo com a retomada gradual, o levantamento aponta que o faturamento das empresas ainda segue bem abaixo, em comparação com 2019. Para 40% das empresas, o lucro de agosto teve uma perda de 90% em comparação com agosto do ano passado. No entanto, 87,5% das operadoras de turismo consideram que agosto foi melhor ou igual a julho.
O setor estima que o segundo semestre de 2020 tenha um faturamento menor que a metade do registrado no mesmo período do ano passado. Essa é a previsão de 71% das operadoras que lidam com a redução da capacidade de todos os serviços relacionados ao turismo, como voos, restaurantes, hotéis e demais serviços.