O Brasil solicitou ao Facebook no primeiro semestre de 2013 informações sobre 857 usuários da rede. O número foi divulgado nesta terça-feira (27) no primeiro relatório global de requisições de autoridades feito pelo site.

De acordo com o Facebook, essas solicitações são feitas "em busca de informações para serem usadas em investigações oficiais". A rede afirma que o relatório contém o número total de solicitações de cada autoridade e inclui requisições criminais e de segurança nacional.

"A vasta maioria é relacionada a casos criminais, como roubos ou desaparecimentos. Em muitos desses casos, elas referem-se a informações básicas, tais como nome e extensão do serviço. Outras requisições podem também buscar endereços IP ou informações sobre a conta".

Segundo o documento, o Brasil fez 715 solicitações envolvendo no total 857 contas do Facebook nos primeiros seis meses deste ano. Em 33% dos casos, o país conseguiu a revelação de informações. Na lista de autoridades que mais buscaram dados sobre usuários da rede, o Brasil figura no sétimo lugar.

No topo do ranking residem os Estados Unidos, com entre 11 mil e 12 mil solicitações de 20 mil a 21 mil usuários. Segundo o Facebook, as informações referentes aos EUA não foram divulgadas em números específicos, mas em intervalos, porque ainda não há "autorização legal para tal". A rede promete completar os dados quando ela for concebida.

As informações são do G1.