Um levantamento realizado pelo G1 mostrou que, em 2019, o Brasil teve um aumento de 7,3% nos casos de feminicídio, em comparação com 2018. O estudo teve como base os dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Ao todo, são aproximadamente 1.314 mulheres assassinadas apenas pelo fato de serem mulheres, o que significa dizer que, em média, uma mulher é morta a cada 7 horas no país.

O Acre foi o estado que registrou a maior taxa de homicídios de mulheres (7 a cada 100 mil) do país como a maior taxa de feminicídios (2,5 a cada 100 mil), conforme o levantamento do G1. A Bahia aparece em 5° lugar com 398 mulheres mortas em 2019.

O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Alta 

Segundo a pesquisa, essa alta acontece na contramão do número de assassinatos registrados no país durante o ano passado, o menor da série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O Brasil teve 19% menos mortes em 2019, que em 2018. Se forem consideradas apenas as mortes de mulheres, o que inclui também os casos que não são classificados como feminicídios, houve uma diminuição de 14% (um quantitativo menor, mas que ainda assim, é considerado um recorde).

Esse é o segundo ano consecutivo em que o número de mulheres vítimas de homicídios cai, mas os registros de feminicídios crescem no país.

Desde 2015, quando a lei passou a valer, os números de feminicídios têm crescido a cada ano no Brasil. Determinados especialistas asseguram que o crime está, de fato, crescendo no país. No entanto, outros profissionais enfatizam que apenas o número de registros está aumentando – o que significa dizer que as polícias passaram a se adequar e a se familiarizar com a lei, registrando corretamente o crime.

O novo levantamento revela que:

o Brasil teve 3.739 homicídios dolosos de mulheres em 2019 (uma redução de 14% em relação ao ano anterior)

do total, 1.314 foram feminicídios, o maior número já registrado desde que a lei entrou em vigor, em 2015

8 estados registraram alta no número de homicídios de mulheres

16 estados contabilizaram mais vítimas de feminicídios de um ano para o outro

o Acre é o que tem o maior índice de homicídios de mulheres: 7 a cada 100 mil

Acre e Alagoas são os estados com a maior taxa de feminicídios: 2,5 a cada 100 mil

 

0 0 votos
Article Rating