O Instituto Butantan anunciou em coletiva de imprensa, realizada nesta sexta-feira (26), o desenvolvimento da primeira vacina 100% nacional contra a Covid-19, a chamada “ButanVac”. “É um anúncio histórico para o Brasil e, sem hesitação em dizer, para o mundo”, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou na ocasião.

Foi comunicado inclusive que o pedido de dossiê de desenvolvimento clinico será enviado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda hoje, a fim de iniciarem os testes em voluntários em abril. Caso tudo ocorra conforme a expectativa, brasileiros já deverão contar com a nova vacina no mês de julho. “Temos que superar a burocracia em nome da vacina”, Doria destacou, esperando que a Anvisa acelere o processo.

Presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas contou que a produção do imunizante nacional utilizará da mesma tecnologia da vacina contra a gripe e este será mais imunogênico que outros contra a Covid-19, permitindo uma menor quantidade de doses por pessoa.

“Nós aprendemos com as vacinas anteriores e agora nós sabemos o que é uma boa vacina para o Covid. Então essa já incorpora algumas dessas modificações”, Covas informou.

Até então, o Instituo Butantan tem participado apenas da produção da CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac. 27,8 milhões de doses foram disponibilizadas para o Plano Nacional de Vacinação desde 17 de janeiro e a expectativa é que, até o final de abril, esse quantitativo chegue a 46 milhões.

0 0 votos
Article Rating