A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que a vacina Butanvac comece a ser aplicado em voluntários. A decisão divulgada na quarta-feira (7) possibilita que os testes clínicos do imunizante brasileiro contra a Covid-19 tenham seguimento.

Esta é a chamada Etapa A, envolvendo 418 voluntários que se inscreveram pela internet para participar. Os testes em humanos a serem realizados no Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto, em São Paulo, visam avaliar a segurança da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan.

Neste momento dos estudos, a ser iniciado na sexta-feira (9), também será analisada a quantidade ideal de dose para se obter a proteção contra o vírus. A vacina é projetada para ser administrada em duas aplicações, com um intervalo de 28 dias. A previsão do Butantan é de que a pesquisa se estenda por 17 semanas, havendo possibilidade de alteração do prazo.

Nas etapas seguintes, será avaliada a resposta imune de outros 5 mil voluntários, havendo a comparação do desempenho da Butanvac com outras vacinas que já estão em uso, como a CoronaVac, produzida pela empresa farmacêutica chinesa Sinovac.

0 0 votos
Article Rating