O deputado federal Caetano destinou recentemente emenda parlamentar de R$ 1 milhão para implementação do Espaço Inovar Camaçari, centro de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia que vai beneficiar toda comunidade municipal. Agora, o parlamentar, novamente através de parceria com a Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), entrou na luta para que a Bahia consiga atrair o Instituto Tecnológico de Energia Renovável (Inter), que está sendo disputado por outras três unidades da federação. Caso a Bahia vença a “briga”, o município de Camaçari será o destino mais provável.

Projeto do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação, o Inter visa fomentar o crescimento da indústria eólica nacional, que está em franca expansão, além de atender a demanda de outros países da América Latina. Os recursos necessários para a execução do projeto são estimados em R$ 403 milhões. A maior parte deste montante já está garantida, segundo informações da Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação.

Atualmente, a Bahia mede forças para abrigar o Inter com Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Ceará. “A Bahia tem as melhores condições para receber o investimento, tanto do ponto de vista climático como também pela localização, além dos incentivos oferecidos. No entanto, parte das negociações ocorrem no âmbito político, por isso que precisamos do apoio do deputado Caetano”, explicou o titular da Secti, Manoel Mendonça.

O deputado Caetano garantiu que vai entrar na disputa e fazer tudo que estiver ao seu alcance. “Até o ano que vem, a Bahia será líder em concentração de parques eólicos no país. Além disso, o espaço para instalação do Inter já está garantido, no projeto do Cimatec Industrial Camaçari. A Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação tem feito um grande esforço. Darei todo apoio possível para garantir mais esse avanço para o nosso estado”, concluiu.

0 0 votos
Article Rating