A Faculdade Doutores da Universidade de Salamanca, na Espanha, concedeu ao cantor Caetano Veloso sua maior honraria com o título “doutor honoris causa”, nesta segunda-feira (4).
A universidade é uma das mais antigas do mundo. O reitor, Ricardo Rivero, disse ” Você é hoje reconhecido aqui pela sua criação cultural e pela capacidade de combinar influências, estilos, não só pela música, mas também por toda uma filosofia. ‘Tropicália’, em 1968, marcou uma revolução cultural, a nova etapa da aclamada música brasileira”.
O baiano não economizou as palavras e agradeceu também em suas redes sociais. “De noite, quando parei para escrever as palavras que queria dizer aqui, me lembrei de tantos filmes mexicanos, tangos argentinos, boleros e mambos cubanos, canções peruanas de Chabuca Granda, chilenas de Violeta Parra, e não só filmes mas também conversas com dois espanhóis aos quais amo e sempre amarei muito, Fernando Trueba e Pedro Almodóvar. Da minha parte, dedico a esses dois toda a beleza desta festa. Obrigado”, falou Caetano em seu discurso de agradecimento.