O pagamento da 5ª parcela do Auxílio Emergencial de R$ 600 será iniciado no dia 18 de agosto, para os beneficiários do Bolsa Família, e no dia 28, para os beneficiários nascidos em janeiro, que se inscreveram pelo site ou aplicativo. Segundo a Caixa Econômica Federal, o valor estará disponível na conta digital do banco, e poderá ser utilizado no pagamento de contas e compras pelo cartão virtual do aplicativo Caixa Tem.
No caso dos beneficiários nascidos em janeiro, que ainda não receberam a primeira cota, eles terão o crédito na conta digital. O mesmo acontecerá com aqueles que aguardam o pagamento da segunda ou da terceira parcela, de acordo com o calendário baseado na data de nascimento dos beneficiários.
No entanto, a Caixa frisa que o auxílio só poderá ser sacado em espécie a partir do dia 19 de setembro. Para esse calendário de pagamentos, batizado como ‘Ciclo 2’, a instituição incluiu os beneficiários seguindo também a data de nascimento. Os depósitos dessa fase devem ser finalizado até o dia 30 de setembro, para os nascidos em dezembro.
Em resumo, no Ciclo 2 recebem: quem recebeu a primeira parcela em abril receberá a quinta parcela; quem recebeu a primeira parcela em maio receberá a quarta parcela; quem recebeu a primeira parcela em junho receberá a terceira parcela; e qQuem recebeu a primeira parcela em julho receberá a segunda parcela.
Veja abaixo o cronograma de saque em dinheiro para esse grupo:
Ciclo 1
Na próxima quarta-feira (12),a Caixa informou que serão realizadas as transferências referentes as quatro parcelas, à beneficiários nascidos em julho. Esse grupo terá o valor disponibilizado por meio do ‘app’ Caixa Tem, onde é possível fazer compras online em estabelecimentos autorizados e também pagar boletos.
Para os nascidos em maio, que já tiveram o valor transferido para a conta poupança digital na última semana, eles poderão, a partir de quinta-feira (13), realizar o saque do dinheiro, ou transferi-lo para contas de outros bancos, o que é feito automaticamente.
Um dia depois, na sexta-feira (14), é a vez de uma nova liberação de crédito, desta vez contemplando os nascidos em agosto, no que se refere as poupanças digitais; lembrando que os saques só serão autorizados para esse grupo em 1º de setembro.
Bloqueio
A Caixa ainda dará continuidade, no decorrer desta semana, à liberação de contas poupanças sociais digitais que foram bloqueadas por suspeitas de fraudes.
Até a próxima sexta-feira (14), serão atendidos os beneficiários nascidos em agosto, setembro e outubro. Para o atendimento, é preciso ter em mãos um documento de identidade, que deve ser apresentado em uma agência do banco.
Os nascidos em novembro e dezembro somente deverão procurar a instituição financeira a partir de 17 de agosto até o dia 21 do mesmo mês.
Por fim, a Caixa ressalta que aqueles que tiveram as contas suspensas, apenas por inconsistências cadastrais, podem resolver a pendência diretamente no aplicativo Caixa Tem.