A 18ª Delegacia Territorial de Camaçari realizou a transferência de 16 presos, na tarde desta terça-feira (10), por volta das 14h30. Todos eles foram encaminhados para o Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador, onde outros custodiados provenientes da unidade policial de Camaçari já se encontram. Agora só restam 10 presos na carceragem da 18ª DT.
Segundo o delegado titular da 18ª DT, João Rodrigo Uzzum, todos os presos serão transferidos para Salvador, mas o trabalho está sendo feito aos poucos. A unidade passará por reforma em toda a sua estrutura, e para segurança das pessoas a delegacia deve estar sem nenhum preso. “A reforma também abrange o setor de custódia e é necessário que não haja presos”.
Os outros dez presos que ainda estão detidos na delegacia devem ser transferidos até o final desta semana, segundo o delegado Uzzum. “Provavelmente até o final desta semana vamos fazer a transferência do restante do pessoal”, disse.
Apesar de a delegacia ter capacidade máxima para 16 presos, Uzzum afirma que a unidade já acumulou 68 presos. “A capacidade real é de 16 presos, mas já chegamos aqui a 67 presos dentro da unidade”, revela. Uzzum salienta que a reforma por qual passará a delegacia não inclui o aumento da capacidade para presos. “Ela (a reforma) simplesmente vai recuperar a custódia que está com uma série de problemas na grade, no sistema hidráulico, no sistema elétrico e também na própria alvenaria”, acrescenta.
Uzzum ressalta que a delegacia não foi feita para guardar presos e sugere que a reforma acabe com a custódia. “O correto é que até extinguisse a custódia, porque lugar de preso não é em delegacia e sim na cadeia pública”, concluiu.
Por Henrique da Mata