A Unigel, uma das maiores empresa de produtos químicos do país, construirá uma fábrica de hidrogênio verde no polo industrial de Camaçari, na Bahia, com investimento inicial de US$ 120 milhões (quase R$ 650 milhões). A planta do combustível produzido a partir de energia elétrica renovável deve entrar em operação até o fim de 2023 e será uma das maiores em operação do mundo, segundo a empresa.
A estimativa é que a economia local seja beneficiada com a geração de pelo menos 500 empregos diretos e indiretos. A primeira fase terá capacidade de produção de 10 mil toneladas por ano de hidrogênio verde e de 60 mil toneladas por ano de amônia verde. Na segunda fase do projeto, prevista para entrar em operação até 2025, a empresa deve quadruplicar a produção de hidrogênio e amônia verdes.
A primeira fase do projeto prevê uma capacidade de produção de 10 mil toneladas por ano de hidrogênio verde e de 60 mil toneladas por ano de amônia verde.
O processo de eletrólise para a produção do hidrogênio será realizado em equipamentos da alemã thyssenkrupp nucera, somando 60 megawatts (MW).