“É muito importante que a Bahia seja pioneira, esteja na vanguarda”, essa afirmação faz parte de um trecho da entrevista concedida ao BNA pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, durante a inauguração do Senai Cimatec Park, na tarde desta segunda-feira (11).

De acordo com Neto, o novo complexo de inovação tecnológica e industrial de Camaçari chega para abraçar e unir forças com o que já existe na capital baiana.

“Beneficia toda Bahia, com uma conexão muito forte com Salvador. Ele [Senai Cimatec Park] vai ter uma atuação complementar a estrutura que já temos hoje em Salvador, e a soma dos dois significa um maior [complexo industrial e tecnológico] de toda América Latina; isso em termos de qualificação de mão de obra e preparação para um novo mundo, porque a gente tem que ter a consciência que o mundo mudou, que os desafios são outros. É muito importante que a Bahia seja pioneira, esteja na vanguarda, tenha uma posição de liderança e com certeza a inauguração desse parque aqui em Camaçari, se somando ao de Salvador, permitirá que não só no presente, mas no futuro também, a Bahia possa exercer essa posição de liderança”, destacou Neto.

Senai Cimatec Park

O equipamento, construído em uma área de uma área de 4 milhões m² no polo industrial de Camaçari (BA), reúne investimentos nessa primeira etapa estimados em cerca de R$ 87 milhões. Considerado pelo setor da indústria o principal centro de suporte à inovação do País, o Senai Cimatec Park abriga laboratórios de testes de produtos em escala natural, produção de protótipos, montagem de plantas-piloto industriais, infraestrutura e ensaios em atividades de alto risco.

Senai Cimatec Park, em Camaçari. (Foto: Dani Oliveira / BNA)

O complexo é o único da América Latina que poderá desenvolver projetos para empresas em todos os níveis tecnológicos, da concepção, até a certificação e homologação do produto.

Entre as empresas que já possuem parcerias com o Senai Cimatec e que num futuro próximo terão projetos iniciados ou migrados para o novo centro, estão: Vale; CSN; Shell; Ford; Quantas Biotecnologia e Nexa (antiga Votorantim).

0 0 votos
Article Rating