Camaçari: Centro de Atenção à Saúde da Criança passa a contar com novo serviço

Camaçari é a terceira cidade da Bahia a ofertar esse tipo de atendimento.

Foto: Tiago Pacheco/Prefeitura de Camaçari

Nesta quarta-feira (8), o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM), acompanhado da promotora da Infância e Juventude, Carla Andrade Barreto, foi ao Centro de Atenção à Saúde da Criança, que ofertará um novo serviço através de uma sala de acolhimento, proteção e cuidado a esse público.

Camaçari é a terceira cidade da Bahia a ofertar esse tipo de atendimento. O espaço é o resultado do cumprimento de uma nova lei, que se chama Lei da Escuta Especializada e do Depoimento Especial. A promotora da Infância e Juventude da 3ª Promotoria de Justiça, Carla Andrade Barreto, destacou o processo. “A lei aborda um microssistema de garantias de direitos da criança e do adolescente. Esse local foi escolhido porque elas entram na unidade como pacientes do sistema de saúde, em proteção”.

O atendimento começa a partir da próxima segunda-feira (13), experimentalmente, às segundas e terças pela manhã, agendado pelo Conselho Tutelar, delegacias, escolas e unidades de saúde. O serviço funcionará dessa forma por um período de três meses e o que se espera é que seja ampliado para pronto atendimento.

O prefeito Elinaldo falou sobre a preocupação em cuidar dos jovens de Camaçari. “Criamos o Centro de Atenção à Saúde da Criança, para o atendimento especial. Estamos de maneira provisória arrumando o local aqui e, depois, vamos criar um Centro Integrado, que vai reunir todos os órgãos para acolher melhor essas crianças”.

Para criação do Centro Integrado de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente, já foi autorizada a busca pelo local adequado, que está sendo definido. Esse núcleo conterá polícia especializada para criança, os conselhos, membro da defensoria pública, juizado de menores e Vara da Infância.

Foto: Tiago Pacheco/Prefeitura de Camaçari
Foto: Tiago Pacheco/Prefeitura de Camaçari

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*