Iniciativa da Sesau (Secretaria da Saúde) de Camaçari, através do Centro de Referência e Especialidade em Saúde (Cres), a mobilização segue até o dia 30 de novembro, em várias localidades do Município, nas unidades de saúde. Na oportunidade serão realizados debates, palestras, distribuição de preservativos e material informativo.
No dia 1º, às 16h, a Câmara Municipal realizará uma sessão especial dedicada ao tema. Ainda no dia 1º, será realizado no Cres e no Centro Comercial, o teste para detecção do vírus da AIDS, das 10h às 15h, ininterruptamente. No dia 2, quando serão encerradas as ações da campanha, o teste acontecerá apenas no Cres, localizado na rua 8 de Dezembro, n° 59, travessa da Avenida Francisco Drumond.
De acordo com a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, Jamilly Ribeiro, antes do exame, os interessados participam do aconselhamento pré-teste, um tipo de mini-palestra sobre a doença. O resultado sai em apenas 15 minutos, após a coleta de sangue. A expectativa é de que 200 pessoas sejam atendidas.
Para conscientizar um público ainda maior, será montado também no dia 1º, um stand na Praça Desembargador Montenegro, no Centro da cidade, onde serão realizadas atividades lúdicas, tendo como incentivo a premiação por meio de brindes, distribuição de preservativos e panfletos.
Na ocasião, uma equipe formada por 30 profissionais de saúde irão tirar dúvidas da população sobre as formas de infecção do vírus HIV e, principalmente, orientações sobre prevenção.