As cores, os sons, tudo levava os camaçarienses a refletirem sobre mais um ano da cidade.
A Rua 28 de Setembro, no centro, cujo nome remonta à data que comemora o aniversário de Camaçari, foi invadida por um misto de pessoas.
O colorido das escolas municipais, o som contagiante das fanfarras e a animação dos demais participantes fizeram do evento um espetáculo único.

O secretário municipal de educação, Luiz Valter, falou sobre as expectativas para o desfile e a importância de um evento como este para a cidade:
“As expectativas são sempre as melhores. É uma forma de nós interagirmos nesta grande festa em Camaçari”.
Segundo ele, o momento propicia às famílias, crianças e jovens um espetáculo intenso de aprendizagem, onde brota o lúdico. “É uma volta à reflexão da infância”, disse.

Sob um sol tímido, ofuscado por algumas nuvens escuras, a população aguardava ansiosa o início do desfile. “Com certeza será muito bonito”, disse a educadora social Celina Oliveira, 43 anos, que aguardava o evento, do qual participa há vários anos.

A homenagem a Camaçari iniciou-se às 9h com a execução do Hino da cidade e hasteamento da bandeira.
A Filarmônica 28 de Setembro deu a sequência com o Hino Nacional.

Os primeiros a desfilar na avenida foram o Tiro de Guerra da 6ª Região e os Bombeiros Civis Voluntários.
Logo em seguida, passaram pela Avenida 28 de Setembro a banda da PM do estado, o 12º Batalhão de Polícia Militar de Camaçari e a Companhia Independente de Policiamento Especializado – CIPE.

Após os desfiles da polícia, outros órgãos municipais, como a Defesa Civil, a Superintendência de Trânsito e Transportes (STT) e o Juizado da Infância e da Juventude também saudaram com as suas apresentações mais um ano de Camaçari.

Os idosos do Espaço Conviver, muito coloridos e animados, fizeram um belíssimo desfile. Mas ainda viria muita alegria e animação por aí, por conta das escolas e das fanfarras posteriores, como a FANESP– Fanfarra Estudantil de Parafuso.

“É uma grande sensação participar em mais um aniversário da cidade”, disse o estudante Anthony Rodrigues, 18 anos, que desfilou pela Filarmônica 28 de Setembro.

A primeira escola a desfilar foi a Escola Municipal Luís Pereira Costa, seguida pela Escola Municipal Parque Florestal. A Bamuquinha também fez uma bela apresentação.

Outras escolas, como Profª. Maria José de Mattos da Conceição, a APAE, Rui Bacelar, Escola Municipal Joanna D’angelis e o Centro Educacional Jorge Amado, ao som das
fanfarras Fanesp e FANESC – Fanfarra Estudantil de Camaçari- continuaram animando a avenida.
“É uma alegria para as crianças”, afirmou a dona-de-casa Nadja Roberta, 29 anos, que levou os seus filhos para assistirem ao evento.

Também desfilaram a Escola Padre Paulo, a BAMUCA – Banda Municipal de Camaçari -, os agentes comunitários da cidade, a escola de boxe voluntário “Sinho do Boxe” e o Clube de Desbravadores, da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Para a professora Admara Vasconcelos, da Escola Municipal Profª. Maria José de Mattos da Conceição, em um evento como este os estudantes podem perceber o aniversário da cidade de forma mais significativa. “Foi fantástico o desfile”, disse ela.

E a homenagem a Camaçari também atrai pessoas de fora, como a estudante Leticia Cardoso, 15 anos, que mora em Dias D’ávila: “Achei muito bom”, afirmou.

Autoridades

Mas não foi só a população quem esteve presente prestigiando a festa. No palanque, diversas autoridades municipais e estaduais presenciaram o desfile em Camaçari.
Além do prefeito Luiz Caetano (PT) e da primeira-dama e deputada estadual Luiza Maia (PT), registrou-se a presença dos vereadores petistas Marcelino e Margarida Galvão, da vereadora Carmem (PTB), do Bispo Jair (PRB) e de Dilson Magalhães (PSC).
Também estavam presentes os secretários Cupertino, Vital Vasconcelos, Ademar Lopes Cleber Alves e Ademar Delgado, secretário de administração e pré-candidato a prefeito de Camaçari.

Autoridades policiais também marcaram presença em Camaçari no evento, como o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Demósthenes Luiz, o comandante geral da PM na Bahia, Capitão Alfredo Castro, o Cel. Everaldo Mendes, comandante do CPRN – Comando de Policiamento Regional Norte, o Major Piton comandante da CIPE/PI, e o delegado Marcos Tebaldi, titular da 26ª Delegacia Territorial (DT) de Vila de Abrantes.

Para o prefeito Luiz Caetano, o desfile em homenagem ao aniversário da cidade é importante porque “fortalece a cidadania e aumenta a auto-estima” de Camaçari.
“É uma demonstração política e de cidadania”, disse ele.

Imprensa

O desfile em comemoração aos 253 anos de Camaçari não poderia passar despercebido e a presença da imprensa local, como a Rádio Sucesso FM, 93.1 e o Portal RMS Notícias, foi maciça.

Parabéns, Camaçari!

No final, ao som da BAMUCA, os camaçarienses, juntos em um só coro, cantaram “Parabéns pra você”, homenageando a cidade que respira desenvolvimento e que tem feito seus filhos crescerem.