A Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Defesa Civil, não tem medido esforços para monitorar a chegada das manchas de óleo na Costa do município e realizar a limpeza nas localidades onde a presença do material é detectada. Na tentativa de minimizar os impactos ambientais, aproximadamente 15 agentes e moradores da região realizaram, nesta quinta-feira, 31, a limpeza e retirada dos fragmentos que voltaram a aparecer em Arembepe. Na manhã desta sexta-feira, 1º, a equipe voltou ao local para dar continuidade ao trabalho.

Ao total, foram feitas a remoção de três toneladas do material no trecho do Projeto Tamar até o Emissário. A ação municipal, que teve início no dia 8 de outubro, com a identificação das primeiras manchas, até o momento, 20 toneladas foram recolhidos pela equipe da Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). Os resíduos estão sendo transportados pela Naturalle em um caminhão muck e destinados à Cetrel, empresa responsável pelo tratamento dos efluentes e resíduos industriais.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, a gestão está empenhada em manter as praias limpas. “Nossos agentes estão recolhendo o máximo de fragmentos possível. Estamos dividindo as equipes por turnos para facilitar e ter um melhor desempenho com o trabalho”, explicou.

Em caso de aparição da mancha de óleo ou alguma substância similar, a Prefeitura orienta que entrem em contato com a Defesa Civil de Camaçari – órgão competente, no município, para acionar os órgãos ambientais – através do telefone 199. As pessoas podem ligar ainda para o (71) 3622-7755 ou para o celular corporativo (71) 98796-9858.

0 0 votos
Article Rating