Uma denúncia feita em 2000 pelo atual presidente da Câmara de Camaçari, vereador Teo Ribeiro (PT), resultou, nos últimos dias, na condenação – pelo Tribunal de Contas dos Municípios – do ex-prefeito de Camaçari, José Tude, atual presidente do PTN na cidade sede do Polo Petroquímico. O ex-vereador José Raimundo Mônaco também assinou a denúncia com Ribeiro.
O parecer do conselheiro Paolo Marconi indica que Tude, como é popularmente conhecido, deverá pagar multa de R$ 10 mil e ressarcir R$ 233.243,15 aos cofres públicos. Ainda cabe recurso da decisão.
A denúncia refere-se a irregularidades cometidas no exercício de 1999, relacionadas às contratações de serviços de publicidade, locações de veículos, serviços terceirizados e de empreiteiras, além de consultorias e assessorias técnicas.
Para o autor da denúncia, Teo Ribeiro, a época estreante no legislativo e hoje presidente da Câmara, a condenação, mesmo que tardiamente, veio a calhar. "Essa condenação vem mostrar que o gestor não tem o direito de fazer o que bem entender, sem respeitar o limite da lei. Fico feliz pela Justiça ter acatado meus argumentos e ter condenado o ex-prefeito", disse.