Camaçari ocupa hoje a terceira posição na Bahia no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. No levantamento, edição 2022, os indicadores mostram que a cidade tem 94,7% de acertos e 86.16 pontos no setor. O ranking faz parte de uma publicação do Tesouro Nacional que tem como objetivo avaliar a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes federativos por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
Os números foram divulgados na última terça-feira (28) e mostram a melhoria da qualidade das informações enviadas nos últimos três anos. Em 2019, a posição no estado era a 24ª, com 91% e 54,6 pontos; em 2020 subiu para a 10ª, com 91,5% e 79,65, aumentando ainda mais em 2021, que é o ano-base para a avaliação publicada recentemente.
Segundo publicação do Tesouro Nacional, o ranking busca a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis. Como metodologia, utiliza a mesma data de corte do Balanço do Setor Público Nacional (BSPN), que a previsão legal estabelece que os entes federativos devem enviar seus dados à União, para que esta proceda com a consolidação das contas públicas.
O gestor da Controladoria-Geral do Município, Bruno Garrido, afirmou que esse posicionamento é uma consequência do trabalho de qualidade adotado pelo município, com as informações contábeis, “associado sempre a uma transparência dos atos administrativos. É importante que se diga quando se tem uma prefeitura com contas de governo em equilíbrio, tanto na área orçamentária quanto na fiscal, não tem outro caminho, senão tratar essas informações de forma aberta, transparente, sem nenhum tipo de nebulosidade. Então, nós aqui, trabalhamos com zelo e cuidado com essas informações, para que tudo ocorra da forma mais transparente, mais clara possível nos órgãos de controle externo”.
“Temos hoje uma assessoria contábil de excelência, e estamos, cada vez mais, nos aperfeiçoando com uma equipe bem disciplinada, bem comprometida e capaz nessa área. Fazendo com que a gente tenha esse posicionamento de excelência no ranking do estado”, acrescentou Garrido.