O município de Camaçari foi avaliado pelo Júri Internacional Bandeira Azul e obteve a certificação para a praia de Itacimirim e a renovação do selo para Guarajuba. Com essa decisão, Camaçari torna-se o único município do Nordeste com duas certificações.

Essa certificação confirma a qualidade ambiental, balneabilidade e segurança em dose dupla das praias de Camaçari. Após validação do júri nacional, a comissão internacional deliberou e o resultado foi divulgado na tarde de segunda-feira (19/10).

De acordo com a Prefeitura de Camaçari, a certificação é fruto de um trabalho em conjunto de órgãos como a Secretaria do Turismo (Setur), com apoio do Conselho Municipal de Turismo e da mobilização de moradores das localidades contempladas.

A decisão foi tomada após análise de documentos, adequações estruturais e estudo de qualidade da água. Neste quesito, foi fundamental a parceria da Cetrel, que fornece a análise da água quinzenalmente. Para garantir o título, tanto as praias em fase piloto quanto as praias certificadas precisam manter o padrão de qualidade de suas águas.

O Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido às praias, marinas e embarcações de turismo. A conquista foi comemorada pela secretária do Turismo, Lucia Bichara. “O projeto bandeira azul está, diretamente ligado à preservação de espaços naturais, envolvendo toda a comunidade na tomada de ações conscientes em relação ao meio ambiente. Além da preservação natural, a certificação é extremamente positiva ao turismo da praia, pois atrai visitantes mais exigentes e conscientes”, explica.

Além da importância ambiental, a secretária destaca os benefícios turísticos que essa visibilidade proporciona. “É importante registrar que existem no Brasil somente 18 praias com o Selo Bandeira Azul, e a nossa costa de Camaçari, possui duas delas, Guarajuba e Itacimirim, proporcionando benefícios ambientais, sociais e econômicos para o nosso município”, sinaliza Lucia Bichara. A ampliação do perfil de visitantes da orla do município e maior visibilidade internacional do destino estão entre as estratégias da pasta para o desenvolvimento do turismo na cidade.

Esse diferencial também é destacado pelo turismólogo Pablo Nogueira, responsável técnico pelo acompanhamento do processo de certificação. “Ter duas praias certificadas é um marco para a Bahia, pois demonstra que Camaçari como destino, busca elevar a qualidade de seu produto turístico tendo a sustentabilidade como base de seu desenvolvimento da atividade turística. Camaçari entra no seleto grupo de cidades com duas certificações e passa a oferecer a turistas e visitantes uma forma única de gestão litorânea”, analisa o técnico.

Receber a Bandeira Azul é conquistar a maior premiação global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

Requisitos

Para alcançar o título, Camaçari teve que se adequar e corresponder a 32 critérios, relacionados à limpeza, segurança, proteção ambiental, balneabilidade e condições sanitárias. Dentre esses requisitos, está a instalação de banheiro em condições de higiene, manutenção e destinação correta de descarga, sem contato com o mar ou areia. O não cumprimento de um único requisito pode acarretar na perda do direito de hasteamento da bandeira, ato que esse ano acontecerá após o dia 16 de novembro, devido às restrições relativas ao processo eleitoral.

O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental amplamente reconhecido em todo o mundo. Foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education (http://www.fee.global), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede, ao qual, o município se reportou durante o processo de adequações, análise ambiental e workshops preparatórios.

0 0 votos
Article Rating