Em reportagem exibida no Fantástico, programa da Rede Globo, neste domingo (08), foram apresentadas denúncias a respeito de contratações de cooperativas médicas em vários municípios baianos, dentre os quais estão Camaçari e Candeias.
De acordo com a reportagem exibida pelo Fantástico, as cooperativas médicas oferecem aos gestores públicos o pagamento de propina para que as entidades sejam contratadas pelas Prefeituras, valor este oriundo do dinheiro que será pago pela administração municipal, ou seja, o contrato tem um valor maior do que é realmente necessário para a prestação do serviço de saúde.
A reportagem do Fantástico mostra uma conversa com um diretor da Coopersaúde, Mário Luciano Rocha, que propõe o pagamento de propina para o gestor público que fechar contrato com a Cooperativa. A fim de dar credibilidade à transação, Mário ainda informa que a Cooperativa já é contratada pelas Prefeituras de Camaçari, Candeias e Alagoinhas, o que insinua que as referidas Prefeituras estão inseridas no esquema proposto.
A equipe de jornalismo do portal Bahia no Ar tentou contato com o secretário da Saúde de Camaçari, Vital Sampaio, a fim de obter mais informações sobre o contrato firmado entre a Prefeitura e a Coopersaúde, mas o responsável pela pasta não atendeu ao telefone até o fechamento desta matéria.
Também foi feita a tentativa de contato com o gestor da Secretaria da Saúde de Candeias, Eduardo Andrade, mas a secretária do titular da pasta informou que ele não poderia tratar sobre o assunto nesta segunda-feira (09), pois participaria ao longo do dia de muitas reuniões.
O secretário da Saúde de Candeias, Eduardo Andrade, juntamente com o prefeito da cidade, Sargento Francisco, estiveram na sexta-feira (07), reunidos com o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, para pedir mais recursos para a saúde do município. “Candeias tem vivido algumas dificuldades na saúde e por isso vimos buscar esse apoio para levar para a nossa cidade mais equipamentos e outros recursos”, afirmou o chefe do executivo municipal na ocasião.
Clique aqui e assista a reportagem do Fantástico que denuncia o esquema de contratações das cooperativas médicas.