O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM) confirmou, durante uma reunião na noite desta sexta-feira (9), seu desejo que seja efetivada medidas para o retorno às aulas mistas em Camaçari no dia 2 de agosto, no setor privado e público. A outra data colocada como sugestão seria dia 19 desse mês, mas está tecnicamente descartada.

No protocolo, será definido medidas de prevenção e proteção contra a Covid-19, desde a chegado dos alunos nas escolas e creches, a hora do lanche, até a saída.

Apesar da possível volta às aulas no mês que vem, o prefeito tomará a decisão juntamente com representantes dos sindicatos dos Professores e das Professoras da Rede Pública Municipal de Camaçari (SISPEC) e dos Servidores Públicos de Camaçari (Sindsec), além do Conselho Municipal de Educação (CME), dos conselhos Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Alimentação Escolar de Camaçari (CMAE), de Saúde (CMS), do Conselho Tutelar, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), além das escolas da rede particular.

De acordo com o secretário Elias Natan os indicadores atuais são otimistas. No momento, encontram-se assim: estabilidade e tendência de queda dos casos ativos da Covid-19; indicador em declínio de ocupação de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 60% de ocupação dos leitos de UTI, considerando os do Hospital Geral de Camaçari (HGC) e do Hospital Santa Helena, além de 40% de ocupação do Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavírus (CIEC); e a vacinação da população que está num percentual de 36% para a 1ª dose e 16% para a 2ª dose.

Será aconselhado os alunos e colocado em prática ‘ensinamentos’, como a ler e escrever, que não se deve circular sem máscara dentro e fora da escola.

Muita coisa será pautada até que o protocolo seja oficializado e divulgado. Por isso, deve acontecer na próxima sexta-feira (16) uma nova reunião para definir todas as medidas e retorno, independente da data.

0 0 votos
Article Rating