Possibilitar espaços e momentos de cuidado, além de oportunizar o acesso a diversas práticas corporais aos moradores de Camaçari. É com essa proposta que o Núcleo de Educação Física – Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesau) e a Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), realizará a primeira edição do projeto de intervenção “Camaçari em Movimento: Encontro com as Práticas Corporais na Atenção Básica”.
O encontro será no sábado (4), das 8h30 às 12h, no Centro de Atendimento Integral à Criança (CAIC), no Phoc I. O “Camaçari em Movimento” é um evento gratuito e tem como público-alvo às comunidades que estão nos territórios ligados às Unidades de Saúde da Família (USF’s), as quais são campo de atuação da RMSF.
As pessoas terão oportunidade de participar de atividades como rodas de conversa, aulão de ginástica, de oficinas de experiências com práticas corporais de boxe, arte circense, capoeira, dança, jogos, além de brincadeira para a criançada. Ainda serão disponibilizados serviços como aferição de pressão arterial e glicemia, além de avaliação corporal para determinação dos fatores de risco. A expectativa é de que a primeira edição do projeto de intervenção “Camaçari em Movimento” abranja um de público de 200 pessoas.
O projeto de intervenção “Camaçari em Movimento” possibilita ainda práticas humanizadas de saúde, estimula o protagonismo do sujeito por meio do autocuidado de hábitos e práticas saudáveis, consolida e promove a rede de práticas corporais no cuidado à saúde, bem como o incentivo a utilização de espaços e equipamentos públicos de Camaçari.
A intenção é de que o projeto de intervenção seja realizado em diferentes pontos da cidade em datas a serem divulgados posteriormente, sendo que sempre aos sábados. Os bairros atendidos serão os das áreas de cobertura da RMSF.
O “Camaçari em Movimento” acontece com apoio da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).