Após uma notícia circular entre os baianos que em Camaçari e em outras cidades do estado, a água estaria contaminada por altos índices de agrotóxicos, o Bahia no Ar entrou em contato com a Embasa para esclarecer os dados. O relatório foi divulgado pela ONG Repórter Brasil pela Agência Pública e a organização suíça Public Eye, apontam a presença de agrotóxicos na água de uma em cada quatro cidades do país.

O diretor técnico e de planejamento da Embasa, César Ramos, informou que não há motivos para preocupação, pois o que houve foi um erro na interpretação de dados. Segundo o diretor, todos os 27 parâmetros/substâncias que são monitoradas de 2014 à 2018, estão rigorosamente dentro dos limites estabelecidos pelo Ministério da Saúde, através de uma portaria que normatiza os padrões de potabilidade da água para consumo humano.

César ainda explicou que todas as localidades estão dentro do padrão. “Estas informações que estão sendo divulgadas, está utilizando uma base interpretada de uma forma equivocada. Alguns desses parâmetros apresentam uma concentração abaixo do limite de quantificação e o leigo interpreta como se a água estivesse contaminada, mas que na verdade é zero ou nem pode ser quantificada por ser muito pequena”, explica.

A Vigilância em Saúde de Camaçari, emitiu uma nota informando que “diante das notícias veiculadas na mídia, este órgão de Vigilância em Saúde Ambiental, está realizando revisão dos relatórios de controle da qualidade da água encaminhados pela Embasa, para que sejam adotadas as medidas de intervenção que se fizerem necessárias. Nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários pelo telefone (71) 3454-0178 e/ou e-mail: [email protected]”.

0 0 votos
Article Rating