A iniciativa da Prefeitura de Camaçari, realizada por meio da Sesau (Secretaria da Saúde) do Município, foi marcada por muita emoção e alegria. “Um governo se consolida quando realiza o sonho da população, declarou o prefeito Luiz Caetano, que entregou a primeira cadeira de rodas à usuária do Cuidar, Telma de Jesus.
Na oportunidade, o gestor municipal autorizou a segunda etapa da entrega de novos equipamentos, que beneficiará mais 15 cadeirantes. “Nossa sociedade é muito forte e em poucas cidades do Brasil existem trabalhos voltados para saúde, cultura e educação, como acontece em Camaçari”, completou o prefeito.div class=foto-maior>Foto: Nelinho Oliveira.Sesau entrega de cadeiras motorizadas
De acordo com o secretário da Saúde, Camilo Pinto, os beneficiados terão uma perspectiva de vida melhor. Na ocasião, o titular da Sesau anunciou ainda para este ano a entrega das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) das Glebas A e B, duas USFs (Unidades de Saúde da Família), além do encaminhamento do projeto de construção da maternidade do Município para a Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia).
Sem conter as lágrimas, a aposentada de 46 anos, Suely de Fátima Souza, afirmou que a iniciativa é sinônimo de liberdade para os contemplados. “Nós, portadores de deficiência, temos conquistado várias vitórias, graças à sensibilidade do prefeito Luiz Caetano”, disse a moradora de Arembepe, cadeirante há 10 anos, acrescentando que passará a ter mais autonomia para viver.
Segundo a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade da Sesau, Elba Brito, os novos equipamentos vão estimular a inserção social, possibilitar mais mobilidade, além de aumentar a auto-estima dos cadeirantes. Ainda de acordo com a diretora, as cadeiras de roda motorizadas representam um investimento de aproximadamente R$ 100 mil para o Município.
Cerca de 60 candidatos participaram da seleção para aquisição dos equipamentos, realizada por uma comissão de avaliação técnico-social, formada por profissionais do Cempre (Centro Multiprofissional de Reabilitação Física) e de médicos e psicólogos da Sesau. “Foram levados em consideração critérios como o comprometimento motor, além do sócio-economico-cultural”, explicou a coordenadora do Cempre, Andréa Schleu, que na oportunidade anunciou que, após processo de licitação, a unidade fará concessões de órteses, próteses mamárias e meios auxiliares de locomoção.
O presidente da UDEC (União dos Deficientes de Camaçari), Jailson Ferreira e o vice-presidente da entidade e presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Elton Britto, foram unânimes em afirmar que a ação da Prefeitura “é um marco na história do Município”, além de proporcionar mais independência aos cadeirantes.
Prestigiaram a cerimônia, os secretários municipais da Administração, Ademar Delgado, de Relações Institucionais, Ademar Lopes, do Esporte e Lazer, Vital Sampaio, e da Cultura, Vital Vasconcelos.
Também compareceram os vereadores, Téo Ribeiro (PT), Bispo Jair (PRB) e Paulinho do Som (PT).