A pouco mais de 20 dias para o Camaforró 2024, uma das festas tradicionais mais esperadas do ano, cujas riquezas culturais devem atrair multidões para o Espaço Camaçari 2000. É nessa perspectiva que a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), estima aumento de até 25% de visitantes e turistas na cidade, o que se configura como um evento favorável para o fortalecimento do trade turístico, tanto na costa quanto na sede do município.

De acordo com a gestora da pasta, Lúcia Bichara, a antecipação dos festejos, que este ano acontecem entre os dias 13 a 15 de junho, e com o tema “Esquenta São João” abre o São João da Região Metropolitana de Salvador (RMS), possibilita que os turistas em férias, ou a passeio na cidade, ampliem as opções de entretenimento. “Principalmente, nesse período mais frio e chuvoso, quando as praias não são a primeira opção para o lazer”, destacou.

Lúcia Bichara

A divulgação da extensa grade de atrações, formada por grandes nomes da música, conhecidos no cenário nacional e regional, também foi considerada um ponto positivo para a promoção de atividades turísticas na cidade. “Tudo está favorecendo para que o turista comece a aproveitar o São João da Bahia em Camaçari. Para isso, estamos nos preparando para recebê-los da melhor forma”, afirmou a secretária.

Ao comentar sobre como a gestão municipal se prepara para a chegada dos turistas para as festas juninas, a titular da Setur destacou o trabalho realizado em parceria com as secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), da Infraestrutura (Seinfra), bem como com a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari. “Trabalhamos de forma integrada, e junto às empresas e aos moradores locais, para que todos estejam bem alinhados na oferta de produtos e serviços, atendendo a todos que buscam nossos produtos turísticos”, esclareceu Lúcia.

Com relação aos tipos de acomodações, que os turistas podem encontrar em Camaçari, existe uma grande variedade de opções, que inclui, além de pousadas e casas de aluguel por temporada, como hotéis de pequeno, médio e grande porte, bem avaliados nas principais plataformas internacionais de hospedagens.

Para Christine Fernandes, proprietária do Imperial Arembepe Beach Hotel, em Arembepe, na costa do município, são grandes as expectativas para o momento, e o que se espera é 100% de lotação. “Nos fins de semana já conseguimos ter uma média de 90% dos quartos ocupados. Então, aguardamos um público maior ainda, não só para o período do São João, mas durante todo o mês de junho”, comentou a empresária.

No segmento de alimentação, os restaurantes e outros estabelecimentos do setor, também devem aquecer as vendas com o aumento da população volante na cidade, e Ana Carolina de Souza, uma das sócias do Restaurante Pé na Areia, também localizado em Arembepe, espera por isso. “Nosso estabelecimento fica na beira da praia, e mesmo em baixa temporada, por causa das festas populares locais a gente consegue vender bastante”.

Para a secretária Lúcia Bichara, o Camaforró 2024, e as demais festas juninas que acontecem em todos os bairros ao longo do mês, são eventos importantes que promovem a atração de turistas e visitantes, amantes da tradição e da cultura popular. “O resultado é uma movimentação econômica importante na cidade, que fortalece todo nosso trade turístico e, consequentemente, nossa população”, concluiu.

5 1 voto
Article Rating