Camaçari tem meios de hospedagens peculiares em todas as localidades da região costeira. Hotéis, resorts, hostels, pousadas e casas de veraneio estão disponíveis para todos os gostos, públicos e bolsos. São empreendimentos com características diversificadas, que vão desde os mais luxuosos com infraestrutura completa, até os que seguem propostas com foco em praticidade, conforto e sustentabilidade.

Com a chegada do verão, a expectativa da Secretaria do Turismo da cidade (Setur), é bastante otimista para o setor hoteleiro, com previsão de 100% de ocupação dos estabelecimentos. A titular da pasta, Cristiane Bacelar, avalia o momento como uma “grande oportunidade para os donos dos empreendimentos se fortalecerem“.

A gestora comentou que a pasta tem uma parceria forte com todo o trade turístico e, juntos aos meios de hospedagens, oferece todo suporte necessário. “Realizamos consultorias, através do Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas] e disponibilizamos linhas de crédito em parceria com o Banco do Nordeste, para que eles estejam sempre fortes e preparados para a demanda, principalmente do nosso verão”, destacou.

Como observado ao longo do ano, durante o período de verão e de férias escolares existe um aumento significativo do número da população flutuante em Camaçari. O município recebe milhares de pessoas que permanecem por um determinado período de tempo. “Nossos meios de hospedagens estão preparados para receber quem quer visitar nossa cidade. Temos, inclusive, hospedagem dentro da Aldeia Hippie de Arembepe, um lugar interessantíssimo para a prática de turismo de experiência”, ressaltou Cristiane.

Mas, nem só de praias e sol se faz turismo em Camaçari, a cidade também abriga diversos estabelecimentos, que recebem pessoas que vêm à cidade para trabalhar. É o turismo de negócio, relacionado às atividades profissionais e corporativas desenvolvidas na cidade.

Sobre essa modalidade de serviços turísticos no município, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Luciano Lopes, destacou que, “esses hotéis de negócio estão situados mais no Centro da cidade e atendem a uma demanda muito grande do Polo Industrial de Camaçari e de fábricas vizinhas”. Luciano, ainda ressaltou que, “as taxas de ocupação no período de fim de ano, são bem elevadas, porque os estabelecimentos atendem tanto às demandas de negócios quanto àquelas voltadas para o lazer e o descanso do visitante”.

Sobre a diversidade de produtos turísticos oferecidos na sede, costa e zona rural do município, Cristiane Bacelar citou as inúmeras atividades que mantém os meios de hospedagens em plena atividade, mesmo nos períodos considerados de baixa temporada. Em 2023, uma programação extensa, incluindo festas populares, campeonatos esportivos, entre outros eventos, atraíram milhares de pessoas para a cidade.

No início do ano, tivemos as tradicionais lavagens, que favoreceram o turismo cultural religioso, ético e afro; em julho, a cidade recebeu visitantes para a prática do turismo de eventos, pois muitas pessoas vieram de fora para prestigiarem nosso Camaforró e outros festejos juninos; e também sediamos importantes atividades esportivas, que fortaleceram o turismo de esporte e aventura. Todos esses importantes momentos, atraíram turistas que se hospedaram aqui, mantendo o setor aquecido durante todo ano”, explicou.

Ainda, com relação às atrações turísticas do município, a secretária destacou os espaços públicos revitalizados, que se tornaram importantes pontos de visitação na sede do município. Citando o Horto Florestal Linaldo da Silva e o Museu Camassary, equipamentos que recebem milhares de pessoas, a secretária completou dizendo que, “quando se fala de turismo em Camaçari, muitas pessoas pensam logo nos 42 quilômetros (km) de praias da costa, mas a nossa zona rural dispõe de ambientes de grandes belezas naturais e tem ótimas pousadas. Na sede, estão espaços interessantes, que merecem ser visitados”.

De acordo com os principais sites especializados, muitos meios de hospedagens em Camaçari são avaliados pelos seus frequentadores com notas entre “bom” e “maravilhoso”. Classificados em categorias que variam até quatro estrelas, segundo o nível de conforto, qualidade e dos serviços oferecidos, os empreendimentos possuem uma grande vantagem. “Temos uma localização bastante favorável, pois estamos a apenas 9 km de distância do Aeroporto Internacional de Salvador – Deputado Luís Eduardo Magalhães. Isso faz toda a diferença na hora do visitante decidir onde se hospedar”, concluiu.

0 0 votos
Article Rating