A vereador de Camaçari, Fafá de Senhorinho (DEM), apresentou hoje (23), durante a quinta sessão ordinária, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei 013/2017 que institui no calendário municipal o Dia da Luta contra Endometriose. A preposição foi aprovada por unanimidade. A matéria segue agora para a Comissão de Saúde, onde será analisada.
De acordo com o médico Sergio dos Passos Ramos, a endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio (tecido que reveste o interior do útero) fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga. Ainda segundo o médico, “a doença acomete mulheres a partir da primeira menstruação e pode se estender até a última. Geralmente, o diagnóstico acontece quando a paciente está na faixa dos 30 anos”.
Atualmente, a endometriose afeta cerca de seis milhões de brasileiras. De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, entre 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos) podem desenvolvê-la e 30% tem chances de ficarem estéreis.
O tratamento da doença pode ser através de cirurgia ou medicamentos. Segundo o doutor Sergio dos Passos Ramos não existe cura permanente para a endometriose. “O objetivo do tratamento é aliviar a dor e amenizar os outros sintomas, como favorecer a possibilidade de gravidez e diminuir as lesões endometrióticas”.