Iniciado na Famec em 2007, sob a coordenação da experiente professora Mara Malafaia, o Projeto Mãe Bebê – que faz parte do curso de Fisioterapia da instituição – apresenta uma proposta de acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor da criança, intervindo desde a fase da gestação – com o acompanhamento do desenvolvimento gestacional da mãe – associado a um programa de orientação quanto aos cuidados com a gestação e com o bebê no primeiro ano de vida.

Aberto à comunidade, o projeto já atendeu mais de 1.500 pacientes entre gestantes e bebês desde que iniciou suas atividades. Os atendimentos acontecem por ordem de chegada, durante todo o dia, às terças-feiras (bebês) e quintas-feiras (gestantes).

De acordo com a professora Mara Malafaia, alunos de qualquer semestre do curso de Fisioterapia podem participar. “Sobretudo, os atendimentos são realizados apenas por alunos a partir do 8° semestre”.

Entre as atividades desenvolvidas no projeto estão orientação, puericultura, aulas educacionais para as mães, acompanhamento dos casos clínicos dos bebês que necessitem e de fisioterapia e acompanhamento em grupo para gestantes.

Além de pontuar os aspectos bio-psico-sociais para estabelecer métodos de estimulação essencial que possa contribuir para o desenvolvimento saudável da criança e na construção e resgate do binômio mãe-filho, o projeto apresenta como proposta desenvolver-se como um núcleo de ensino e pesquisa dirigida para as demandas acadêmicas da região promovendo à população o atendimento qualificado com uma equipe transdisciplinar atuando na prevenção e promoção da saúde.

O programa Estimulação Essencial tem como missão assegurar a assistência qualificada ao binômio mãe-filho, com acompanhamento global desde a gestação até o final do primeiro ano de vida, orientando e intervindo em tempo hábil na qualidade do crescimento neuropsicomotor através de técnicas fisioterápicas.

Fonte Ascom

0 0 votos
Article Rating