O caso da moradora de Camaçari, Fabiana Andrade dos Santos, 29 anos, que é portadora de lúpus e está grávida de seis meses, continua sem solução. Há sete dias, amigos e familiares de Fabiana fizeram um apelo no portal Bahia No Ar, com o intuito de conseguir a medicação que a gestante precisa tomar diariamente e que está em falta na rede pública do município.
Nesta quarta-feira, 21, foi lançada na internet uma vaquinha para ajudar Fabiana a adquirir a medicação. No apelo virtual foi explicado a “necessidade da compra do medicamento para o tratamento do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) durante a gestação, na qual os riscos são ainda maiores pra o bebê, pois necessita-se de anti coagulação plena com enoxoparina de 60mg de 12/12 horas ate 6 semanas após o parto”. A publicação enfatizou ainda, o risco de morte que correm a mãe e o bebê.
Em entrevista ao BNA, a paciente que teve o diagnóstico da doença há 12 anos, explicou que não consegue receber o remédio do Sistema Único de Saúde (SUS), em Camaçari, por conta do período da mudança de gestão, a previsão é que o mesmo chegue em janeiro de 2017. “Queria pedir socorro para as autoridades nos enxergarem porque precisamos dessas medicações. A doença é muito grave, então precisamos de um tratamento adequado”, disse.
Por conta da gravidade do seu estado de saúde, Fabiana não pode trabalhar e o marido dela ficou desempregado. Para ter acesso a vaquinha virtual de Fabiana basta acessar o link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/compra-de-medicamentos-24ab03cd-0d05-4697-9608-2aae142222fa
Veja também:
Portadora de lúpus, grávida de 6 meses reclama falta de medicação em Camaçari
Oi sou a micaeli moro no Pará e também tenho lúpus, o meu sonho é ser mãe sempre digo que um dia vou ser se deus permite; os meus médicos dizem pra mim que eu possa sim ter um filho pois o medicamento que eu tomo pode ser tomado durante a gravidez, só que sempre bate aquele medo e ainda tem pessoas que ficam falando que vou morrer.
Você foi muito corajosa Parabéns