Hoje, segunda-feira (12), foi o primeiro dia do período de transferência interna dos alunos da rede municipal de Camaçari, que segue até a próxima sexta-feira (16). Este foi um dos motivos para a formação de filas que chamavam a atenção dos transeuntes em frente a algumas unidades de ensino no centro da cidade nesta manhã.
Uma das unidades em que ocorreu este fenômeno foi a Escola Municipal São Thomaz de Cantuária, localizada no centro da cidade, adjacências da Praça Desembargador Montenegro, uma das maiores escolas da rede municipal existentes em Camaçari.
Cerca de 400 pessoas compareceram ao local interessadas em realizar transferências de estudantes entre as escolas municipais, mas nem todas tinham interesse, especificamente, e em matricular seu filho na referida escola. Estavam lá porque o processo de matrícula é informatizado e pode ser realizado em qualquer uma das 11 unidades anunciadas pela Prefeitura de Camaçari que estariam com este serviço disponível no período supracitado.
A diretora da Escola São Thomaz, professora Roquilda, no entanto, identificou que há, na população, a tendência de procurar as principais escolas da sede, por acreditarem que a oferta de vagas nesses locais é maior. “Muitas pessoas tem ideia de que existe mais oportunidade de vaga na sede, mas isso não é verdade, porque toda vaga disponibilizada fica na rede. Toda vaga visualizada aqui no São Thomaz também é visualizada nos outros polos de matrícula informatizada”, explicou.
São seis polos na sede (Eustáquio Santana, Hidelbrando Filho, Ilda Leal, São Thomaz de Cantuária, Ruy Bacelar e Centro Educacional Yolanda Pires) e cinco na orla (Centro Educacional Barra de Pojuca, Amélia Rodrigues, Centro Educacional Senhor dos Passos, Giltonia Pereira e Marques de Abrantes).
Apesar da grande demanda encontrada nesta manhã, a diretora afirma que o atendimento ocorreu normalmente. “Na medida do possível, estamos atendendo todos e acredito que todos sairão matriculados e satisfeitos”, declarou.
Documentação – Para realizar o processo de transferência são necessárias as seguintes documentações: histórico escolar (original) ou atestado escolar com validade de 60 dias, certidão de Registro Civil ou RG; comprovante de residência, duas fotos 3×4 recentes, cartão de vacina (para educação infantil e anos iniciais) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais informações podem ser fornecidas através do telefone 3621-6653 ou na Coordenação de Matrículas e Informações Educacionais.
Na próxima segunda-feira (19), será iniciado o período de matrícula de alunos novos na rede.
Esses estudantes não já erá prá está em sala de aula estudado? Já vir que este ano vai ser só festa né prefeito! Arembepe, agora vem o camafolia, depois cama forró, ai têm copa e eleições. Resumindo o ano de muita festa e muita propina para as campanha eleitoral. Como é que a população vai reclamar de alguma coisa, se têm festa tá tudo bem. Depois não adianta reclamar.
Esso e uma putaria, onde poderia matricular em cada escola, acostumaram fazer a população de escravo das filas.