Camaçari: mais de 700 servidores da Sesau passarão por capacitação

O objetivo da pasta é padronizar o serviço das Unidades de Saúde da Família (USFs) de Camaçari e humanizar o atendimento aos usuários. 

A Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) iniciará, na próxima segunda-feira, 06, o Acolhimento Pedagógico dos mais de 700 servidores que trabalham nas USFs do municpio. Atualmente, existem 58 equipes de Saúde da Família na cidade, o que corresponde a uma cobertura de 65% do município.

O objetivo da pasta é padronizar o serviço das Unidades de Saúde da Família (USFs) de Camaçari e humanizar o atendimento aos usuários. Para o secretário de Saúde, Elias Natan, essa é mais uma ação da Sesau na busca por garantir o acolhimento digno ao cidadão. “Apesar do esforço em ampliar o atendimento, a gente percebe que ainda há uma dificuldade da população em ter acesso aos serviços. E muitas vezes se dá pela não padronização e falta de humanização no acolhimento”.

O Acolhimento Pedagógico é uma das ferramentas da Diretoria da Atenção Básica da Sesau que tem o objetivo de potencializar as ações e serviços da Atenção Básica. “Nosso principal objetivo é que todos os serviços da Saúde da Família realmente estejam disponíveis para a população e de forma padronizada em todas as unidades. Assim, vamos garantir a equidade do atendimento em todas elas”, afirma Mary Nadja, diretora da Atenção Básica.

A previsão da Atenção Básica é que a capacitação seja concluída em, no máximo, seis meses. A cada semana, equipes de seis USFs participarão do Acolhimento Pedagógico que acontecerá na própria unidade, sem que haja a necessidade de interrupção do atendimento.

Durante a capacitação, serão discutidos temas e apresentadas oficinas sobre trabalho em equipe, modelos de atenção, política nacional da atenção básica, territorialização, acolhimento por demanda espontânea, promoção e prevenção da saúde, programa Saúde na Escola, programa de Saúde Bucal, dentre outros.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*