O clima da rivalidade política em virtude da eleição municipal que ocorre daqui a 25 dias, deu o tom do desfile cívico da Independência, realizado nesta quarta-feira, 07, no bairro da Gleba E, em Camaçari.
Quem esteve na Rua das Flores, local onde ocorre o tradicional desfile, pode notar a quantidade de pessoas com bandeiras de candidatos que se misturou aos cidadãos que apenas acompanhavam as apresentações das escolas.
Durante o desfile, por diversas vezes foi necessário que o locutor do palanque onde estava o prefeito Ademar Delgado, pedisse que as pessoas abaixassem os objetos de campanha em respeito ao evento que acontecia.
Na passagem da última fanfarra, o que se viu foi um verdadeiro confronto entre os locutores do trio da candidata do PCdoB, Jailce Andrade e o candidato do PT, Luiz Caetano, que atiçava a própria militância e cumprimentava candidatos a vereador da base comunista, o que causou um grande desconforto no local.
De acordo com informações chegadas ao Bahia No Ar, o plano do grupo petista, era de invadir a rua antes da passagem dos outros candidatos, uma prova disso, foi a chegada do trio de Caetano na noite de terça-feira, 06, em um espaço próximo ao palanque oficial.
Blocos de concreto foram colocados no espaço, para que a militância petista obedecesse a ordem do desfile, mas, ainda assim, como já era esperado, após a passagem de Jailce, o grupo invadiu a via, atrasou o desfile com o intuito de atrasar a passagem do candidato Elinaldo (DEM). O trio de Caetano ficou cerca de 40 minutos na avenida, por conta das diversas paradas que o candidato solicitava aos operadores do veículo.
A passagem dos candidatos do grupo de Oposição, foi mais dinâmica. Primeiro alguns candidatos a vereador passaram puxados pelo trio. Os candidatos Elinaldo e Tude (PMDB) optaram por vir no meio e subiram na arquibancada para cumprimentar os eleitores e depois se juntaram novamente a multidão que os acompanhava.
Após o desfile da Gleba E, os políticos seguiram para o desfile no distrito de Parafuso.
Devia-se salientar também nessa matéria o quanto essas manifestações politicas atrapalham de 2 em 2 anos o desfile da Gleba-E, que ainda mais neste ano, reduziram o recuo de proteção da rua e as bandeiras politicas praticamente ficaram no meio da rua junto com as crianças e organizadores… Fazendo não só eu como muitos outros pais de família se retirarem no meio do desfile!!! Deveria ser proibido manifestações politicas nestes eventos, ou ao menos ter um regra a qual não atrapalhassem os espectadores a ver o desfile…