Prestes a completar um ano de implantada, a Marcação Integrada, criada em maio de 2023, até o momento, já realizou quase meio milhão de agendamentos para consultas, exames, cirurgias eletivas e outros procedimentos.
A iniciativa tem permitido um conhecimento preciso da demanda real dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade, e feito com que a Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau) atue de forma mais eficiente.
Por meio da Marcação Integrada, foram realizados mais de 7.300 cirurgias eletivas, tanto adultas quanto pediátricas, e mais de 280 mil procedimentos, entre exames e consultas especializadas, que, junto com os agendamentos das unidades de saúde, ultrapassa o número de 600 mil entre consultas e exames, utilizando, exclusivamente, recursos próprios.
Apesar desses avanços, a demanda reprimida por exames, consultas e demais procedimentos persiste, refletindo um problema comum em municípios e estados brasileiros, como afirma o secretário da Saúde, Luiz Duplat.
“Vale salientar que uma pessoa pode estar aguardando mais de um agendamento, o que significa que o número de 120 mil agendamentos da fila, representa, na realidade, algo em torno de 1/5 do número de pessoas. Ou seja, 24 mil pessoas, o que corresponde a 8% da população de Camaçari“.
O titular da Sesau destaca, ainda, a importância da informatização dos dados que tem permitido uma melhor gestão das filas de espera. “Em governos anteriores, a falta de dados informatizados impedia a mensuração precisa da demanda, o que dificultava o planejamento adequado. Encaramos o problema de frente, não jogamos para debaixo do tapete, e em apenas um ano, já realizamos quase meio milhão de agendamentos“, afirmou.
De acordo com a diretora de Controle e Regulação do SUS em Camaçari, Elba Brito, a Marcação Integrada também permitiu a criação de ações específicas para atender a fila de espera, como o Projeto Sesau Fila Zero e o Programa de Cirurgias Eletivas de Camaçari.
Para resolver a questão da demanda reprimida, a Sesau está implementando novas estratégias, como a formalização contratual de novos prestadores, e a ampliação dos ambulatórios próprios especializados. Deste modo, recentemente implantou a realização de coleta de exames laboratoriais de forma descentralizada nas unidades de saúde, visando facilitar o acesso dos usuários aos serviços.
A demanda reprimida por exames, consultas e demais procedimentos não é exclusiva de Camaçari. A diferença é que a Sesau possui dados detalhados por regiões geográficas e especialidades médicas que estão disponíveis para a população em geral.
Essa transparência, algo inédito na gestão pública municipal, é essencial para a implementação de soluções eficazes e a melhoria contínua do acesso dos usuários aos serviços de saúde, fato que nunca ocorreu no município de Camaçari.