A Câmara Municipal encerrou, no dia 12 de dezembro, as atividades legislativas de 2013. Analisando o balanço dos trabalhos e comparando ao ano anterior, houve um aumento de cerca de 50% no número de sessões realizadas na Casa.
Em 2013, foram 118 sessões no total, sendo 58 Ordinárias, 19 Extraordinárias, 23 Especiais e 18 Audiências Públicas. Em 2012, o número total foi de 80.
No balanço de produção legislativa do ano foram apreciadas 1.200 matérias, dentre elas estão 336 Requerimentos, 570 Indicações, 76 Moções, 62 Resoluções, 64 Projetos de Resoluções, 56 Projetos de Lei de autoria do Poder Legislativo, e 36 Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo.
Para o presidente da Casa Legislativa, vereador Teo Ribeiro, os números demonstram um comprometimento do Legislativo com as demandas da sociedade. “Trabalhamos exaustivamente para dar luz às necessidades da nossa gente de Camaçari. Esse grande número de proposições demonstra essa consciência por parte dos parlamentares. Consciência de que é preciso honrar a confiança depositada em cada um de nós”, avaliou.
2013 também foi um ano de mudanças estruturantes. A parte física da Câmara foi recuperada, um novo site implantado, os concursados aprovados foram convocados, setores e departamentos foram reestruturados e a TV Câmara foi fortalecida com o aumento da programação e ampliação da equipe, dentre tantas outras ações positivas.
Na esfera política, foram fortalecidos símbolos municipais, a exemplo do hino. O debate saudável também foi estimulado, bem como a inclusão de todos os vereadores nas ações que dizem respeito a Casa. Dois exemplos disso são o fato de os proponentes de sessões especiais terem ganhado o direito de presidir suas atividades. As visitas, com caráter suprapartidário, feitas a estabelecimentos de saúde e ensino de Camaçari também é um sinal do novo momento. “Em 2014, esse trabalho vai continuar”, revelou o presidente Teo Ribeiro.
Na avaliação de Ribeiro, que está em seu quarto mandato, a atual legislatura tem traços especiais. “Primeiro, porque é a primeira com a quantidade de 19 vereadores. Em segundo lugar, vejo que as demandas da cidade são tratas como uma luta acima das diferenças ideológicas e partidárias. Eles têm compreensão de que, mais do que agentes políticas, somos agentes a serviço da sociedade”, finalizou o presidente.