Operação conjunta liderada pela Limpec, com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), retirou, na sexta-feira (12), mais de 500 toneladas de lixo com entulho jogado em áreas baldias da Via Parque, na orla de Camaçari. A operação que contou com o apoio da Polícia Militar também bloqueou a entrada para um areal clandestino nas dunas de Jauá e apreendeu em flagrante três caminhões transportando areia das dunas.
Concomitantemente à operação, a equipe de Educação Ambiental e Meio Ambiente da Limpec distribuiu panfletos informativos sobre o descarte irregular de lixo e entulho para os motoristas e transeuntes que passavam pelo local.
De acordo com o diretor-presidente da Limpec, Alfredo Andrade, a operação que começou hoje se estenderá por toda Camaçari. “Nossa equipe de fiscalização já mapeou todo o município, sede e orla, e conhece todos os pontos de descarte irregular de lixo e entulho. Agora, realizaremos essa fiscalização com a polícia para apreendermos os caminhões e multarmos os autores dos descartes, pois não adianta tirar o entulho hoje e não autuar o responsável”, afirmou.
Diretor Técnico da Limpec, Lupicíno Patrício de Moura destacou que a operação só obteve êxito graças ao trabalho conjunto com outras Secretarias e o apoio da Polícia Militar. “É um trabalho muito arriscado enfrentar os caçambeiros que descartam entulho e lixo em áreas baldias. Muitos já foram até ameaçados. Por isso é primordial a participação da polícia nessas operações. Hoje tivemos a demonstração dessa importância quando um caminhão que transportava minério ilegal não parou quando os fiscais da Sedur mandaram. Só o fez quando a PM foi atrás dele”, disse.
Gerente de Coleta e Tráfego, Ademilton Rios da Silva informou que os principais responsáveis pelo descarte irregular de entulho na cidade são as construtoras de alguns condomínios e indústrias. “A orla da cidade é quem mais sofre com o descarte irregular de entulho dos condomínios de luxo da cidade. Estamos investigando a fundo quem são os condomínios e construtoras para entrarmos com uma ação judicial e penalizações contra elas”, garantiu.
Lei 973/2009 – A lei do Entulho foi instituída em 2009 através do Plano de Gestão Integrada dos Resíduos da Construção Civil de acordo com o previsto na Resolução CONAMA 307 de 05 de julho de 2002.
Você pode conhecer a Lei do Entulho à fundo e quais as penalidades para seus infratores acessando a Cartilha do Entulho no site da Limpec (www.limpec.com.br) ou através do link: .
Fonte:Ascom Limpec