Avenida Getúlio Vargas, no centro de Camaçari.
Avenida Getúlio Vargas, no centro de Camaçari.

Nesta terça-feira, 22, quem circulou pelas principais vias do centro de Camaçari foi surpreendido pela calmaria e pelo espaço totalmente liberado para pedestres nas ruas, isso ocorreu porque o município participa da Jornada Brasileira “Na cidade sem meu carro”. A ação, integra a Semana Nacional de Trânsito, que começou no dia 18 e segue até a próxima sexta-feira, 25.

No centro as vias interditadas foram; Avenida Getúlio Vargas e as ruas Adelina de Sá e da Bandeira. Os locais foram pintados com faixas verde para pedestres e vermelha para ciclistas.

Além do bloqueio das ruas, mensagens de conscientização no trânsito para evitar acidentes também foram espalhadas por toda cidade.

Akoqa97OSLTHuUHhhHnFSbnV1UMzlOoq0r5h5h74ZDB3

AkiHWPDBi8ifzke32pHXdVrAg_wIP-2pgxkCcMU296iC

A Jornada Brasileira “Na cidade sem meu carro” consiste na delimitação de um perímetro urbano, onde é permitida apenas a circulação de veículos de serviços essenciais, transportes públicos, bicicletas e pedestres e não é permitida a circulação de automóveis particulares.

A reportagem do Bahia No Ar esteve nas ruas para saber a opinião das pessoas. A dona de casa, Elisa Santos, moradora do bairro Verde Horizonte, afirmou que a ação deveria acontecer mais vezes. “ Cheguei aqui no centro hoje, nem acreditei, normalmente é aquela confusão, um monte de carro estacionado, as pessoas passando espremidas na calçada, terrível”, disse.

Para a dona de uma loja que não quis se identificar, a ação é válida, porém complicou a vida de muitas pessoas. “ Tem pessoas que não tem como se deslocar sem carro” e a acrescentou sobre as ruas estarem interditadas. “Quem trabalha aqui no centro sabe a dificuldade que é, para encontrar uma vaga, aí quando a gente chega encontra tudo bloqueado”, disse.

Em Camaçari, as ações da Jornada Brasileira “Na cidade sem meu carro” foram realizadas pela Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano) e tem apoio da STT (Superintendência do Trânsito e Transporte) e de várias secretarias municipais.