Assim como foi registrado o descumprimento do decreto municipal ao longo da semana passada nas praias da capital baiana, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a situação não foi diferente. No sábado (22), a praia de Guarajuba, na Costa camaçariense, registrou aglomeração de pessoas, sobretudo, durante a manhã.

O cenário era marcado por pessoas sem máscara facial e ocupando cadeiras e sombreiros nas barracas de praia da região.

Como em Salvador, o acesso às praias da Costa de Camaçari, com mais de 50km, está proibido pela prefeitura, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Em nota, a prefeitura detsacou que vai aumentar a fiscalização para impedir novas aglomerações nas faixas de areia da praia.

Outras informações

No dia 21 de julho, em entrevista ao programa Bahia No Ar (Rádio Sucesso 93.1), o major André Presa, da 59 Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), na orla de Camaçari, destacou que a região do litoral ainda era motivo de grande preocupação. Na ocasião, ele ressaltou que as pessoas continuavam “saindo, indo à praia”.

“Essa questão do isolamento social, as pessoas ainda não estão sensíveis a essa situação; estão saindo, indo à praia, tentando se distrair. Eu entendo até que ficar em casa muito tempo, mais de cem [100] dias, mas as pessoas precisam se proteger […] Infelizmente as pessoas ainda não estão cientes desse problema sério que nos cerca”, pontuou o major naquele momento, com mais de 3 meses da chegada da pandemia na cidade.

À época da entrevista, estava sendo implementada a primeira fase de retomada gradual do comércio, datada em 27 de julho.

Sobre a fiscalização desse retorno o major havia frisado: “[…] Agora, o momento não é mais de orientar. Agora, a gente tá fazendo um tabalho mais duro; o momento, a fase de orientação, já passou”.

Pandemia

Atualmente, Camaçari está na fase dois do protocolo de retomada econômica, que permite a abertura gradual de determinados estabelementos. No entanto, nem o acesso as praias e nem o funcionamento das barracas está permitido ainda.

Casos

De acordo com o último boletim municipal, atualizado na noite do sábado (23) pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Camaçari já acumula 5.143 pessoas que contraíram o novo coronavírus, desde o começo da pandemia. Desse quantitativo, 325 casos estão ativos, 91 pacientes foram a óbito e 4.727 já são considerados recuperados.

No boletim interativo (onde a prefeitura detalha, por exemplo, os casos da doença por divisão de Distritos), com a última edição disponibilizada na segunda-feira (17) e dados até o domingo (16), o Distrito de Monte Gordo, região onde está situada Guarajuba, aparecia com 351 infectados, desde o início da crise sanitária. Destes, 316 já eram considerados curados e 8 tiveram o óbito confirmado por complicações da Covid-19.

Reprodução / Prefeitura de Camaçari

0 0 votos
Article Rating