Durante a cerimônia de inauguração do Centro Educacional Darcy Ribeiro, em Barra do Jacuípe, mais novo equipamento de educação do Município que impacta pelo arrojado projeto político pedagógico que será implantado na unidade e pelas modernas instalações, o prefeito Ademar Delgado assinou e enviou à Câmara Municipal três projetos de lei para apreciação e votação pelos vereadores.

Por estar atento à importância da educação, dois dos projetos encaminhados pelo governo municipal referem-se à doação de terrenos ao governo do Estado para a construção de escolas de ensino médio em Arembepe e em Monte Gordo. O terceiro projeto faz alusão à autorização para a Prefeitura fazer a desafetação da área em que se formou o Loteamento Luiz Caetano, em Arembepe, para legalizar a situação dos moradores a partir da doação de escrituras públicas dos imóveis.

Inaugurado na tarde de sexta-feira (14/02), o Centro Educacional Darcy Ribeiro tem capacidade para atender 1.200 alunos do ensino fundamental, em turmas que vão do 4º ao 9º ano e alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). De acordo com a Seduc (Secretaria de Educação), as aulas na unidade de ensino começam no dia 24 de fevereiro, data em que os 900 alunos, já matriculados, irão receber o uniforme escolar e o material didático.

Em festa e deslumbrado com tudo de novo que o Centro Educacional Darcy Ribeiro tem para oferecer à comunidade, o prefeito Ademar Delgado declarou que entrega à população, não somente uma escola, “mas também uma nova possibilidade de transformação do cidadão”. Para o prefeito, os alunos são os verdadeiros donos do espaço. “Espero que eles se apropriem e desfrutem da escola, tornando-a uma extensão de suas casas e dedicando à escola o mesmo carinho e zelo que cultivam em seus lares”, frisou o gestor.

A nova proposta educacional do Centro Educacional Darcy Ribeiro tem como conceito a interculturalidade e sócio-interacionista e foi destacada pelo secretário da Educação, Luiz Valter de Lima. “Ela se reveste de uma proposta de reestruturação do ensino em Barra do Jacuípe. A forma de fazer a educação no Município começa a mudar a partir de hoje. Esta vertente incorpora não só a questão do cognitivo, mas também as questões humanas e da cultura local”, salientou o secretário, ao informar que outras escolas do Município passaram por reestruturação educacional.

CERIMÔNIA

A inauguração do Centro Educacional, escola que presta uma homenagem ao grande antropólogo, escritor, político e, sobretudo, educador brasileiro, Darcy Ribeiro, começou com o acolhimento da comunidade, que fez questão de conhecer cada cantinho da unidade de ensino. Para tornar a visita mais agradável, os participantes foram convidados a degustar iguarias típicas baianas, ao som da apresentação da Bamuca (Banda Municipal de Camaçari).

A dona de casa Ana Cristina Miranda, de 38 anos, mãe de Davi Bacelar, Daniel Bacelar e Miguel Bacelar, de 8, 10 e 12 anos respectivamente, estava encantada com a estrutura e com o padrão de qualidade do Centro Educacional Darcy Ribeiro. “Estou feliz em ter matriculado meus três filhos aqui. Tenho certeza de que eles vão se transformar em cidadãos de bem com a educação que irão receber aqui”, salientou.

ENSINO

A proposta pedagógica da nova unidade de ensino de Camaçari é inovadora. Dentre as novidades estão as oficinas pedagógicas de complementação de carga horária, oferecidas no turno oposto ao das aulas com atividades de educação bilíngue, contemplando idiomas como língua inglesa e espanhola, além de artes plásticas, teatro, música, dança, esportes, robótica educacional, informática, ciência, matemática, leitura e escrita, estas últimas organizadas para promover orientação e reforço aos estudos.

ESTRUTURA

O Centro Educacional Darcy Ribeiro é dividido em dois pavimentos e conta com 14 salas de aula, laboratórios de ciência e de informática com 18 monitores, biblioteca para uso dos alunos e comunidade, espaço de convivência, quadra poliesportiva com vestiários feminino e masculino, sala de multimídia, núcleo de orientação educacional, auditório com capacidade para 120 pessoas, sanitários feminino, masculino e para pessoas com necessidades especiais, refeitório, cozinha com dispensa e depósito, sala para grêmio estudantil, além de espaços pedagógicos e administrativos, estacionamento e bicicletário.

PRESENÇAS

Prestigiaram a inauguração do Centro Educacional Darcy Ribeiro os secretários de Governo, Sergio Paiva, da Saúde, Vital Sampaio, da Cultura, Vital Vasconcelos, de Relações Institucionais, Anderson Santos, do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Luis Orlando de Oliveira Ferreira, além do ouvidor Municipal, Temistocles Vieira de Mattos, do superintendente do Trânsito e Transportes, Claudécio Taroba, da controladora Geral do Município, Ednalva Santana de Souza e do presidente do Sispec (Sindicato dos Servidores Públicos de Educação de Camaçari), Jorge Freitas estiveram presentes na cerimônia de inauguração.

O Legislativo foi representado pelo presidente da Câmara, Téo Ribeiro (PT), pelos vereadores Gilvan Souza (PT), Elias Natan (PV), Jackson Josué (SDD), Patrícia Oliveira (PT), Oziel Araujo (PT), Wilton de Ferrinho (SDD), José Marcelino (PT) e Neilton Silva (PSB) e pela deputada estadual Luiza Maia (PT).

Compareceram também na cerimônia o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, autoridades e servidores municipais.

As informações são da Assessoria.