Foi Lançado na última quarta-feira (18), na Cidade do Saber, em Camaçari, o projeto Escola de Paz – Violência nem de Brincadeira vai trabalhar o enfretamento da violência nas escolas municipais e nas comunidades. Com o apoio da Prefeitura e da Polícia Militar, as ações têm início no próximo dia 26.

A divulgação do projeto aconteceu durante a aula inaugural do Curso de Formação para Soldados da Polícia Militar. Na ocasião, o prefeito Luiz Caetano agradeceu o trabalho que a PM realiza no Município e falou da felicidade em iniciar o projeto. “Com o Escola da Paz vamos combater a violência e evitar que os jovens caiam na marginalidade.”

Foto: Ilustração.Foto legenda miningite.

Caetano afirmou ainda que segurança pública não se faz apenas com policiamento nas ruas. “É preciso investir na educação, saúde, construir praças públicas para proporcionar opções de lazer para a população”, disse. O prefeito ainda citou a proposta do projeto Bairro Educador que visa levar as necessidades da localidade para dentro da escola e evitar a propagação da violência na comunidade.

O evento foi aberto pelo secretário Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, que agradeceu o convite e falou da importância em formar bons policiais para atender à comunidade. Ele também salientou a solidez na parceria existente entre a Prefeitura de Camaçari e o Governo do Estado no combate à violência.

Apresentado pela secretária do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, o projeto Escola da Paz vai trabalhar a cultura da paz nas escolas e no entorno, com ações de sensibilização, palestras, atividades esportivas e peças teatrais.

O projeto é realizado pelo Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) em parceria com as secretarias da Cultura, Educação, Desenvolvimento Social, da Mulher, Esporte e Lazer, além da Polícia Militar.

Para o comandante do 10º BPM – Camaçari, tenente coronel Demósthenes Luiz de Souza, o projeto vai integrar a comunidade com a escola. “Vamos nos empenhar para engrandecer esta iniciativa.”

PRESENÇA

O evento contou com as presenças do promotor de Justiça, Luciano Pitta, dos secretários da Mulher, Aurenita Castillo, da Cultura, Vital Vasconcelos, de Serviços Públicos, Eduardo Magalhães, da Educação, Luis Valter, de Relações Institucionais, Ademar Lopes, e de Governo, Francisco Franco. Também estiveram presentes oficiais da PM, alunos soldados e diretores das escolas municipais da sede e orla de Camaçari.