Na tarde deste domingo, 24 de janeiro, a prefeitura de Camaçari informou que o município, situado na Região Metropolitana de Salvador (RMS), recebeu 1.660 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. O imunizante chegou na manhã da presente data em Salvador.

Para toda a Bahia, foram destinados 119,5 mil doses da referida vacina, parte do total de 2 milhões que chegaram no Brasil na sexta-feira, 22 de janeiro.

A vacina Oxford/AstraZeneca é desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o Serum Institute of Índia (Instituto de Soro da Índia).

De acordo com a prefeitura, “diferente da CoronaVac, que deve ser aplicada em até quatro semanas após a primeira imunização, a Oxford/AstraZeneca permite que a segunda aplicação seja feita entre 90 e 120 dias após a primeira, e por essa razão, o Estado optou por usar todas as vacinas, e não deixar retido 50% das doses para uma segunda aplicação, e Camaçari seguirá a mesma linha”.

Campanha em Camaçari

No dia 20 de janeiro foi oficialmente iniciada a vacinação contra a Covid-19 em Camaçari, durante um ato simbólico. Desde então, o imunizante aplicado era o chinês, batizado de CoronaVac. Até o sábado, 23 de janeiro, 955 pessoas já haviam recebido a primeira dose dessa vacina, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau).

Na presente data, a Sesau explicou que, com a chegada da vacina de Oxford, para não ocorrer a mistura das substâncias, já que agora o município estará utilizando as duas espécies, o tipo de vacina recebida pelo paciente é registrado no cartão de vacina, bem como no sistema de informação SI-PNI.

“Essa é uma forma de garantir que não haja erros”, afirmou o gestor da pasta da Saúde, Elias Natan.

“Com a aquisição desse novo lote, vamos poder ampliar o número de pessoas contempladas dentro desse grupo prioritário que integra o público-alvo da primeira fase do Plano Municipal de Vacinação Contra Covid-19”, acrescentou o secretário.

Outras informações

Agora, as vacinas que chegaram neste domingo se somam às 2.040 doses, recebidas no dia 19 de janeiro, totalizando assim, 3.700 doses de imunizantes contra a Covid-19 destinadas para Camaçari nesta primeira etapa.

A Sesau ressaltou que seguirá com o mesmo esquema vacinal em andamento, mantendo a linha de grupos prioritários dentro do público-alvo da primeira fase, que são os profissionais que estão na linha de frente de enfrentamento ao novo coronavírus, que realizam atendimento direto aos pacientes confirmados ou com suspeita da Covid-19; além dos idosos a partir de 60 anos asilados; bem como idosos acima de 75 anos e quilombolas.

0 0 votos
Article Rating