Com intuito de informatizar o processo de formação dos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Educação (Seduc), deu inicio à formação de professores e gestores para utilizar a plataforma digital Google for Education. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (14/2), em um dos auditórios da Cidade do Saber.

A formação para a utilização do programa de aplicação das ferramentas e serviços da plataforma digital, de acordo com a secretária da Educação, Neurilene Martins, é o pontapé que marca o momento onde a administração municipal começa a dialogar com a comunidade escolar sobre a implantação de novos métodos e tecnologias para melhorar ainda mais os índices educacionais na rede de ensino de Camaçari.

Ainda segundo secretária, a Seduc está atendendo à determinação do prefeito Elinaldo Araújo que é de tornar o processo de formação dos alunos de todas as escolas informatizado. “Nesse sentido, montamos um planejamento de modo que, informatizar as unidades de ensino seja necessariamente qualificar o projeto pedagógico de cada escola, através da tecnologia. Com isso, firmamos essa parceria com a Goggle, empresa com larga experiência no ramo”, ressaltou.

Dentro do planejamento da Seduc, está a chegada de novos computadores (do tipo Chromebook – mais novo e mais rápido) e a instalação de salas multimídias para que isso sirva como meios e estratégias para que o novo currículo implantado seja, de fato, favorável para que os alunos possam aprender mais e melhor e, assim, se tornar um cidadão crítico, com várias habilidades e preparado para o mercado de trabalho.

Entre os benefícios da Google for Education estão: a melhoria da comunicação entre os diferentes atores da comunidade escolar, a dinamização e a otimização das atividades desenvolvidas, além da elevação da qualidade da educação oferecida pela rede, por meio de ações focadas na colaboração e na produtividade. A plataforma também vai disponibilizar emails institucionais, hospedados no servidor do Google, para todos os professores, alunos, gestores e servidores da Seduc.

Essa é a primeira fase da formação, que beneficia, inicialmente, um grupo de 60 profissionais, de 15 escolas distintas. A intensão da Seduc é ampliar para 100% da rede. O encontro inicial foi de mobilização e de apresentação da Google for Education para os profissionais, para que eles pudessem, além de se familiarizar com o sistema, identificar as oportunidades pedagógicas. A capacitação contará com oito horas de formação presencial, mais 24 horas de formação à distância e no final, será realizado um seminário para que sejam apresentadas as experiências em sala de aula. Ao final, todos os profissionais receberão certificado.

Para o professor de Ciências, Edmilson Araújo de Jesus, a iniciativa é excelente, pois a informática está envolvida em tudo na vida das pessoas. “Achamos muito importante a chegada da tecnologia nas escolas, pois vem para fortalecer o aprendizado dos profissionais e a atual geração de alunos”, destacou.

O facilitador da formação foi Daniel Garrido, diretor da Get Edu, empresa representante local da Google.

0 0 votos
Article Rating