Dando continuidade às requalificações das unidades de saúde do município iniciadas em 2017, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau), chega ao final de 2019 com um saldo de 35 equipamentos de atendimento público requalificados em três anos. Durante esse período, foram reabertos 23 consultórios odontológicos, reativadas 23 salas de preventivo, 29 salas de curativos, 26 salas de vacina e reabertas mais de 20 farmácias.

Entre as principais requalificações estão o PA Dr. Artur Sampaio em Vila de Abrantes, o CAPS Orla e a UBS Vila de Abrantes, o Centro de Especialidades Odontológicas, o Centro de Controle de Zoonoses e a criação da UPA e Policlínica Pediátrica. “E para 2020, a meta é concluir a requalificação de todas as unidades de saúde da cidade. E agora em janeiro, temos a previsão de iniciar a reforma geral do PA de Monte Gordo e ainda no primeiro semestre a ampliação da UPA da Gleba A”, afirma o secretário de Saúde, Elias Natan.

Para além das melhorias nas estruturas físicas das unidades, também é importante frisar a ampliação de algumas equipes de saúde da família para melhor atender a população. “Infelizmente no segundo semestre tivemos a saída de alguns médicos em decorrência de pedidos de afastamento ou final de prazo de contratos e ainda sofremos com a saída do Mais Médico também. Mas, já convocamos novos médicos através de um novo REDA e em janeiro todas as equipes estarão recompostas mais uma vez. A nossa meta é manter todas as equipes completas como estávamos até meados desse ano”, garante o secretário de Saúde.

Para o prefeito Elinaldo Araújo, “tão importante quanto entregarmos as unidades requalificadas é a requalificação do atendimento. Ainda temos unidades que precisam melhorar e estamos acompanhando isso de perto. Para tanto, iniciamos o Planifica SUS em Camaçari, para padronizar o atendimento em todas as unidades de saúde na busca de garantir acesso de qualidade a nossa população”.

0 0 votos
Article Rating