Em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (08) a Secretaria de Saúde de Camaçari apresentou o balanço do 1° quadrimestre da gestão de 2017. Além do balanço financeiro, apresentando quanto a Sesau recebeu e onde aplicou os recursos, o secretário de Saúde Elias Natan, tirou as dúvidas dos vereadores e população presente sobre os serviços da Atenção Básica, Alta e Médica Complexidade, Vigilância Sanitária, Central de Regulação e Assistência Farmacêutica.

Na Atenção Básica, onde estão as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades de Saúde da Família, Elias Natan destacou avanços com a reativação de 99% das salas de vacina com instalação de 12 câmaras frias; recomposição das equipes de saúde, com médicos da família em todas as unidades; realização de triagem neonatal, do pré-natal de risco habitual, com todos os exames previstos pela Rede Cegonha, e das coletas de preventivo em todas as unidades; e ampliação de oferta à saúde da mulher com SESC Mulher.

Entre os avanços da Alta e Média Complexidade, o secretário de Saúde fez questão de destacar a recomposição da frota do SAMU, com aquisição de uma USA e requalificação de duas USBs; recomposição da equipe médica do SAMU(3 médicos); retorno da realização dos exames de carga viral e laboratório do CRES; implantação do serviço de Odontologia 24 horas, serviço social, Raio X e Acolhimento com Classificação de Risco na UPA Arembepe; reativação do serviço de ultrassom do CEONC, com 110 USG por semana e colposcopia; retorno das atividades de equoterapia; contratação de reumatologista, psiquiatra, psicólogo, nutricionista e assistente social na Policlínica; reativação de três consultórios no CEO (endo, perio e pacientes com necessidades especiais); implantação da farmácia do CAPS AD; atendimento odontológico ampliado com Odonto SESC.

Questionado sobre a marcação de consultas e exames, Elias Natan explicou aos vereadores que, “já ultrapassamos mais de 574 mil marcações de janeiro a maio. E esses números só foram possíveis após a implantação do sistema de marcação informatizado e descentralizado. Começamos com 16 unidades de marcação. Hoje já temos 25. E até o final desse ano queremos estar em todas as unidades de saúde marcando exames de forma informatizada”.

Com relação às filas nas unidades de marcação o secretário ressaltou que, “nós temos uma demanda reprimida muito grande de pessoas com exames a marcar desde o ano passado. Vejam que já ultrapassamos mais de 574 mil marcações e ainda temos filas. Mas, estamos trabalhando com todo afinco para zerar as filas. Assim como estamos trabalhando para zerar os problemas técnicos de infraestrutura que têm atrapalhado as marcações em algumas unidades”.

Sobre as farmácias públicas, Elias Natan explicou que, “encontramos uma Secretaria com menos de 15% de medicamentos e sem contratos de compra. Tivemos que começar do zero. Buscando orçamento, empenho e toda burocracia de licitações. Contamos com a sensibilidade do prefeito Elinaldo para agilizar alguns processos e já temos 70% do nosso estoque regularizado. Ainda não temos 100% porque estamos seguindo todos os trâmites legais para realizar a licitação para compra dos medicamentos que ainda faltam”.

Natan ainda afirmou aos presentes que 100% das unidades de saúde de Camaçari possuem médicos. “Se a população for em algum posto e não encontrar médico pode procurar a Ouvidoria SUS que fica na prédio da Vigilância à Saúde e denunciar. E iremos tomar as medidas cabíveis. Pois, estamos nos esforçando para termos médicos em todas as unidades e não justifica a ausência desses profissionais”.

Ao final da audiência pública, Elias Natan destacou os esforços do prefeito Elinaldo em garantir a população de Camaçari uma saúde digna. “O prefeito tem sido um verdadeiro parceiro. Ele não tem medido esforços para garantir que a Secretaria de Saúde atenda os anseios do povo. Isso tem siso fundamental para trabalharmos mesmo com todas as dificuldades financeiras impostas pela crise econômica aos cofres públicos”.

0 0 votos
Article Rating