A Secretaria de Saúde de Camaçari, através do DEMAC (Departamento de Alta Complexidade) e do CRES (Centro de Referência e Especialidades em Saúde) e em co-participação com o DAB (Departamento de Atenção Básica), realizará no dia 12 de maio, a ação “Fique Sabendo”, no Centro Comercial, das 09h às 13h. A ação tem como objetivo ampliar a testagem para detecção de HIV e Sífilis contribuindo para intensificar as ações promoção e prevenção à saúde da população de Camaçari.
Será montada uma estrutura com três salas para realização de aconselhamento, testagem e entrega de resultados de forma rápida, segura e absolutamente sigilosa. A ação contará com a presença de psicólogo, assistente social, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. Durante todo período haverá distribuição de preservativos femininos, masculino e gel lubrificante, além de folders educativos.
Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.
Os testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV e Sífilis, apresentam o resultado em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. Os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima. Além da execução dos testes, será realizado no local o aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente.
Durante a ação a Sesau pretende realizar mais de 150 testes contribuindo para detecção precoce e encaminhamento para atendimento especializado com equipe multidisciplinar. Os trabalhos iniciados dia 12, serão continuados no CRES, que tem sua sede localizada na Rua 8 de dezembro, n°59 no Centro de Camaçari, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 08 às 17h, atendimento por livre demanda com a missão de atenção integral às pessoas com IST (infecções sexualmente transmissíveis) e aos seus parceiros sexuais. Maiores informações através do contato (71) 3622-0949.
Fonte Ascom