Na manhã desta terça-feira (4), durante audiência pública realizada no Teatro Alberto Martins, o secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan, apresentou a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2019 da pasta.

O gestor aproveitou o momento para salientar que a transparência nas ações da Secretaria de Saúde (Sesau) e no gasto dos recursos público tem sido uma prioridade. “Faço questão de prestar contas aos vereadores e ao município. E não mascaramos números ou dados. O que mais tenho prezado desde que assumi a pasta é em fazer uma gestão transparente, pois tudo que temos feito é para melhorar o serviço de saúde pública de nosso município”, afirmou Elias Natan.

A prestação de contas da Sesau foi dividida pelas Diretorias da pasta para facilitar o entendimento dos números. Na Atenção Básica foi destacado o início da ação “Sesau Mais Perto de Você”, que já atendeu mais de 10 mil pessoas; a continuação das requalificações das unidades de saúde; ampliação da cobertura do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) que saiu de 22% no início de 2017 para 45,4%; a ampliação das salas de vacina, curativo e consultórios odontológicos; entre outros.

Na Diretoria da Alta e Média Complexidade foi destacada a implantação da nova sede da Central de Regulação do SAMU; a entrega de 105 cadeiras de rodas e uma Van adaptada; as ações realizadas pelo Centro de Referência em Saúde (CRES), principalmente através dos Testes Rápidos que somaram mais de 10 mil e do tratamento dos pacientes com DSTs; o aumento de consultas realizadas pela Policlínica para 25.178; a admissão de 235 novos pacientes aos Centros de Atenção Psicossocial que possui atualmente 2.959 pacientes ativos;  entre outros avanços.

Nos serviços de Regulação foi destacado o aumento no número de exames e consultas marcadas e realizadas entre janeiro e abril deste ano, que somam mais de 322 mil; o aumento no número de cirurgias eletivas para 355 procedimentos, além do mutirão de cirurgias que realizou 619 procedimentos.

Na Central de Assistência Farmacêutica foram atendidas no primeiro quadrimestre mais de 125 mil receitas de medicamentos; o investimento de R$ 2.366.344,46 em medicamentos, sendo R$ 1.295.177,46 de recursos próprios na compra de medicamentos.

Entre as ações da Vigilância à Saúde no primeiro quadrimestre deste ano foram destacadas 32 ações de bloqueio contra arboviroses em diferentes bairros da sede e orla; a vacinação de 7.849 cães e 3.588 gatos nos 22 pontos de vacinação nas unidades de saúde; a visitação da equipe de zoonoses a 24.627 imóveis no combate ao Aedes Aegypti; a disponibilização de 33.390 doses de vacinação de rotina além das vacinas das campanhas; 353 trabalhadores envolvidos em ações de educação e prevenção à saúde do trabalhador; entre outras ações.

0 0 votos
Article Rating